Beja: Ovibeja abre hoje portas. Castro e Brito é homenageado sábado na presença do Presidente da República..


As portas da Ovibeja, a Grande Feira do Sul, abram hoje em Beja, naquela que será a 33ª edição, marcada pelo desaparecimento de Castro e Brito, o criador do certame que morreu no passado dia 29 de março.

Castro e Brito_800x800O Presidente da República, que esteve presente no funeral, vai estar na Ovibeja no próximo sábado, numa Grande Homenagem ao agricultor e Comendador, Manuel Castro e Brito.

A Sessão de Abertura realiza-se na tarde desta quinta-feira, às 16,00 horas, com a presença de Capoulas Santos, ministro da Agricultura, amigo de longa data e de “muitas batalhas” enquanto governante com o antigo líder da ACOS-Agricultores do Sul entidade organizadora do certame.

Segundo Claudino Matos, porta-voz da ACOS, “os pavilhões estão esgotados”, sustentando que houve um aumento entre 20 e 25% em relação ao ano passado”, concluiu.

A Ovibeja apresenta como novidade o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, onde passará “toda a cultura alentejana deste Mundo”, concretizou aquele responsável da organização. No espaço poderão ser observadas, entre outras, exposições sobre “cante alentejano e chocalhos”, classificados como Património da Humanidade, pela UNESCO, concluiu.

A Ovibeja volta a ser o palco da tradicional “romaria” de políticos, onde para além de Marcelo Rebelo de Sousa, Capoulas Santos, estão já anunciadas as presenças do Primeiro-ministro, no domingo e amanhã também o ministro do Ensino Superior e o Secretário-geral do PCP.

O Presidente da República, vai a principal figura na homenagem ao antigo presidente da ACOS-Agricultores do Sul, que se realiza no sábado às 15,00 horas, na avenida principal da feira, que inclui a exibição de um filme sobre o “homem e o agricultor”, seguido do descerrar de uma lápide evocativa da memória de Manuel Castro e Brito.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg