Ficou em prisão preventiva o cidadão paquistanês de 40 anos, que esfaqueou um companheiro de trabalho, na noite de sexta-feira, num monte a cerca de 10 quilómetros de Beja.
Depois do crime, o indivíduo não deixou o local, tendo sido assistido pelos operacionais dos Bombeiros de Beja e detido pelos militares da GNR, já que para por cobro aos desacatos, foi acionado o Destacamento de Intervenção.
O caso aconteceu cerca da meia-noite de sábado no Monte das Alcaçarias de Cima, na freguesia de Nossa Senhora das Neves, na sequência de uma discussão que envolveu agressor e vítima de 41 anos, que anda se encontra internado no Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, com prognóstico reservado.
Os dois homens partilhavam a habitação com outros cidadãos do Paquistão, sendo todos trabalhadores agrícolas e segundo um comunicado da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ), “o relacionamento pessoal entre os dois indivíduos vinha-se a deteriorar ao longo dos últimos dias. Um deles muniu-se de uma faca e esfaqueou o outro causando-lhe graves lesões”, justificaram.
No local estiveram os operacionais dos Bombeiros Voluntários, viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do hospital e militares da GNR, todos de Beja.
Segundo apurou o Lidador Notícias, depois da detenção do individuo, este foi entregue à PJ que instruiu o inquérito que é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca de Beja.
Indiciado de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, o indivíduo foi presente a primeiro interrogatório judicial no final da tarde de segunda-feira, tendo sido decretada a prisão preventiva, tendo recolhido ao Estabelecimento Prisional de Beja.
Outro caso de violência
Apesar de não terem sido especificadas as razões que levaram a que os dois homens se tivessem envolvido em agressões, sabe-se que o álcool que ingerem regularmente e o facto de alguns disputarem os lugares de trabalho dos outros, levam as constantes escaramuças entre os cidadãos de origem asiática.
Na noite da passada quinta-feira, 18 de agosto, diversos cidadãos indianos residentes em Baleizão, também no concelho de Beja, envolveram-se em agressões físicas, das quais resultaram quatro feridos que foram transportados para o Hospital José Joaquim Fernandes, na cidade alentejana.
Teixeira Correia
(jornalista)