Beja: Quatro arguidos julgados por tráfico de estupefacientes. Um deles tinha notas falsas.


Dois indivíduos de ascendência cabo-verdiana e um casal português, com idades entre os 25 e os 52 anos, começam esta segunda-feira a ser julgados no Tribunal de Beja, pelo crime do tráfico de estupefacientes.

O principal arguido, Elton F., residente no Cacém (Sintra), e em prisão preventiva, desde 15 de junho de 2022, no Estabelecimento Prisional de Beja, está acusado de dois crimes de tráfico de estupefacientes e de um crime de aquisição de moeda falsa para ser posta em circulação.

Os dois indivíduos nascidos em Cabo Verde, ambos têm o mesmo nome, foram detidos pela primeira vez em março de 2021, em Serpa, tendo na ocasião Elton P. abalroado uma viatura da GNR para tentar fugir. Acabaram por atirar para fora da viatura um saco plástico contendo 15 pacotes de cocaína, com o peso total de 35,78 gramas e 10 pacotes de heroína, com o peso de 22,585 gramas. Aos dois indivíduos seriam ainda apreendidas 0,98 gramas de cannabis, uma nota falsa de 50 euros, 520 euros em notas do BCE e quatro telemóveis.

Presente a tribunal, a Elton F., o principal arguido, entre outras, foi-lhe aplicada a medida de proibição de contatar com consumidores de produtos estupefacientes, o que nunca cumpriu.

Nesta altura já o suspeito era investigado pelos agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Beja, por se deslocar a esta cidade onde vendia produto estupefaciente ao casal que veria posteriormente a ser detido.

No dia 14 de junho de 2022, após uma transação efetuada em Figueira de Cavaleiros, no concelho de Ferreira do Alentejo, que decorreu sob a vigilância da polícia, o trio viria a ser detido quando passaram por Beringel, a caminho de Beja.

Às 19,55 horas era detido o casal, tendo-lhes sido apreendidos três pacotes de heroína, com o peso de 12,913 gramas, dois pacotes de cocaína, com 0,853 gramas, um pedaço de canábis, com 0,152 gramas, além de dois telemóveis e a viatura. Na residência da mulher foi ainda encontrada uma balança digital e uma embalagem de heroína com 0,523 gramas.

Quinze minutos depois a PSP detinha Elton F., apreendendo quatro embalagens de heroína, com o peso de 11,495 gramas e sete embalagens de cocaína, com 0,493 gramas, que o arguido tinha escondidas na roupa interior. Foram ainda apreendidos 370 euros, um jeep e quatro telemóveis.

No dia das detenções, uma testemunha residente em Beringel, descreveu ao Lidador Notícias, as ações da PSP: “foi um aparato nunca visto. Eram polícias fardados e à paisana por todo o lado. Quando os dois carros atravessaram a vila, os agentes pararam os carros, tiraram as pessoas de dentro e revistaram os mesmos. Além de prenderam as três pessoas levaram dinheiro e droga”, justificou.

O quarteto é julgado por um Coletivo de Juízes do Tribunal de Beja, arriscando penas superiores a cinco anos de prisão.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg