Beja: RI 1 tem novo comandante. Coronel Paulo Curro tomou posse na terça-feira.


Teve lugar, na terça-feira, 21 de novembro, no Regimento de Infantaria nº 1, em Beja, a cerimónia de tomada de Posse de Comando pelo Coronel de Infantaria Paulo Jorge Varela Curro.

O Coronel Paulo Curro, rende no comando do Primeiro de Infantaria (RI1), sediado no Vale Aguilhão, em Beja, o Coronel Valente Marques que tinha assumido o cargo no dia 2 de dezembro de 2015, ao render um “oficial filho da casa”, como era conhecido o Coronel Carlos Faria, que vez a “transmissão” da unidade com a extinção do Regimento de Infantaria 3, que passou a denominar-se Regimento de Infantaria 1, em setembro de 2014.

A cerimónia teve início pelas 10h00 com a receção do novo Comandante do Regimento à entrada do aquartelamento, onde a Guarda de Polícia da Unidade lhe prestou as honras regulamentares.

Recebido à Porta de Armas pelo 2º Comandante, TCor Inf Luís Barroso, conduziu o Comandante para a Parada MGen Ventura Lopes, onde estava formada a Unidade na sua máxima força, incluindo o Destacamento de Tavira.

Após as forças em parada terem prestado as honras regulamentares, foi lido pelo Chefe da Secretaria de Comando, Sargento-Mor Fernando Franco, o despacho de nomeação, “Por Escolha”, para as funções de Comandante do RI1 e, pelo 2º Comandante, foi entregue o Estandarte Heráldico da Unidade.

Seguiu-se alocução proferida pelo Comandante e de seguida a revista às forças em parada.

Após o desfile das forças em parada perante o novo comandante, seguiu-se a apresentação de cumprimentos na Biblioteca por todos os Oficiais, Sargentos, Representação de Praças e Funcionários Civis da Unidade.

QUEM é QUEM

O Coronel de Infantaria Varela Curro nasceu em Janeiro de 1965, tendo ingressado na Academia Militar em 1984.

Em Setembro de 1989 terminou o Curso da Academia Militar, tendo ficado colocado como Alferes na Escola Prática de Infantaria – Mafra.

Promovido a Tenente, em 1990, transitou para a sua Guarnição Militar de Preferência, BEJA, sendo colocado no Regimento de Infantaria n.º 3, onde permaneceu neste posto e no posto de Capitão, tendo desempenhado, entre outras, as funções de Comandante de Pelotão do Encargo Operacional, Adjunto do Comandante de uma Companhia de Atiradores, Comandante de Companhia de Instrução, Comandante de Companhia de Comando e Serviços e, posteriormente, Oficial do Estado-Maior da Unidade.

Como Major desempenhou funções na Direcção de Administração e Mobilização de Pessoal (DAMP), em Lisboa, como Chefe da Secção de Gestão de Oficiais do Quadro Permanente.

Frequentou o Curso de Estado-Maior, no Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM), nos anos lectivos de 2001-2003, tendo, após a sua conclusão, sido nomeado “por escolha” para exercer funções docentes naquele Instituto, na Secção de Ensino de Administração, no âmbito dos Recursos Humanos em Tempo de Paz e em Campanha.

Promovido a Tenente-Coronel em Junho de 2005, passou a ser responsável pelas matérias relativas à Cooperação Civil-Militar (CIMIC) e Enquadramento Legislativo da Defesa Nacional e das Forças Armadas, aos vários cursos do IESM, acumulando com as matérias do antecedente.

Nesta data passou, também, a ser colaborador nas matérias de Comando e Liderança, Gestão de Conflitos e Negociação e, ainda, Operações Psicológicas aos vários cursos daquele Instituto de Ensino Superior Militar.

Durante 6 anos, foi diretor dos Cursos de Cooperação Civil – Militar (CIMIC) que anualmente foram ministrados naquele Instituto de 2006 a 2010.

No ano de 2008, frequentou na Escola de Comando e Estado – Maior do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro, Brasil, o Curso de Comando e Estado – Maior do Exército do Brasil, tendo obtido a classificação de “Distinto”.

Nos anos lectivos de 2009 e 2010 participou como docente num projecto de intercâmbio, com a Escola Superior das Forças Armadas de Espanha, em Madrid, tendo colaborado em módulos do Curso de Estado-Maior Conjunto, na área do Comando e Liderança.

De Setembro de 2010 a Setembro de 2012, desempenhou funções de 2º Comandante do Regimento de Guarnição n.º 1, em Angra do Heroísmo, nos Açores.

De Setembro de 2012 a Setembro de 2015 desempenhou funções no EMGFA.

Foi Chefe de Estado – Maior da Força de Reacção Imediata (CEMFRI) no ano de 2015, tendo participado no planeamento e execução dos exercícios Lusitano 2014 e Felino 2015, bem como em diversas activações daquele Estado-Maior.

De Outubro de 2015 a Agosto de 2016 desempenhou funções no Comando das Forças Terrestres (CFT) como Chefe da Repartição G5-Planos tendo, entre outras funções, planeado e participado no Exercício Órion 2016.

Foi promovido a Coronel em Fevereiro de 2016, tendo sido transferido para o EMGFA. Passando a desempenhar as funções de Chefe da Repartição de Planeamento de Forças da Divisão de Planeamento Estratégico Militar (RPF/DIPLAEM) do EMGFA.

Por despacho de 09OUT2017 de S. Exca. o GEN CEME foi nomeado “por escolha” para o desempenho das funções de Comandante do Regimento de Infantaria n.º 1 – Beja.

Possui vários cursos militares e civis e uma Pós – Graduação em Liderança e Gestão de Pessoas, pelo INA – Instituto Nacional de Administração.

Da sua folha de serviço constam 12 louvores, dos quais um (1) concedido pelo Ministro da Defesa Nacional, um (1) concedido pelo General CEMGFA, sete (7) por Oficiais Generais e três (3) por Coronéis Comandantes de Regimento. Possui, ainda, várias referências elogiosas e prémios desportivos.

Possuí várias condecorações de que se salientam duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 2ª e 3ª classe, as Medalhas de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar e a Medalha de Mérito do Exército Brasileiro.


Share This Post On
468x60.jpg