Beja: Secretária de Estado da Justiça visitou Tribunal e ouviu as reclamações do Conselho Consultivo.


A secretária de Estado da Justiça esteve ontem de visita ao Tribunal da Comarca de Beja, tendo reunido com o Conselho Consultivo, com o objetivo de conhecer os problemas com que a instituição se debate, que constam de um comunicado emitido pela estrutura em abril de 2015.

Sec. Estado Justiça_800x800Helena Mesquita Ribeiro conheceu as instalações, construídas por presos, na década dos anos cinquenta do século passado, há muito que não tem capacidade para albergar todas as valências. A situação piorou com a Reforma Judicial, implementada pela anterior ministra, Paula Teixeira da Cruz, e que entrou em vigor em 1 de setembro de 2014.

No edifício funcionam os Tribunais Judiciais e o Ministério Público, enquanto o Administrativo e Fiscal, funciona em instalações da Segurança Social, o Trabalho no antigo Governo Civil e o de Família e Menores no tribunal de Ferreira do Alentejo.

Integrante do Conselho Consultivo da Comarca de Beja (CCCB), a Câmara Municipal, mostrou-se disponível para ceder um terreno no Bairro Social, junto ao Campus Universitário para que possa ser construído um novo Palácio da Justiça.

Helena Ribeiro mostrou-se “muito recetiva” face à disponibilidade da autarquia, assegurando que “vai apresentar a situação” à ministra da Justiça, garantido que “há verbas disponíveis” para a construção do edifício.

Para minorar o problema dos utentes que têm que se deslocar ao Tribunal de Família e Menores, muitos sem transportes públicos adequados, e dada a necessidade premente de localizar o mesmo em Beja, a autarquia vai estudar a cedência de espaço até à construção do novo edifício.

Outro grave problema com que a Comarca se debate, mas transversal a outras congéneres, é a falta de funcionários de justiça. De acordo com o documento do CCCB de abril do ano passado, dos 104 funcionários, tendo em vista “o funcionamento desejável dos serviços, há 35 lugares no quadro por preencher, a que se junta alguns casos de reformas ocorridos no final do passado mês de dezembro.

Conselho Consultivo da Comarca de Beja: Comunicado

Teixeira Correia

(jornalista


Share This Post On
468x60.jpg