Beja: SEF desencadeou operação que culminou com duas detenções e 18 expulsões.
Espaço no Parque Industrial de Beja alvo de operação do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras, onde foram feitas duas detenções. O local pertence a um individuo que está a ser julgado no âmbito da operação “Corda Bamba”.
O Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (SEF) levou a cabo uma operação na cidade de Beja, que culminou com a detenção de duas pessoas, identificação de 100 trabalhadores estrangeiros, sendo que 18 estavam em situação irregular, tendo sido notificados para abandono voluntário do país.
Levada a cabo num espaço do Parque Industrial de Beja, os inspetores do SEF envolvidos na operação deram cumprimento a um mandado de detenção e outro de busca domiciliária, que culminou com a detenção de um individuo estrangeiro, alvo da intimação judicial. Presente ao Tribunal de Judicial de Ferreira do Alentejo, ficou em liberdade, sujeito às medidas de coação de apresentações duas vezes por dia no posto de polícia de Beja, proibição de se ausentar do país e de contatar com as vítimas e entrega do passaporte ao tribunal.
Além do arguido, foi detida uma cidadã estrangeira por falsificação ou contrafação de documentos, que ficou em liberdade mediante termo de identidade e residência (TIR), depois de ouvida no Tribunal de Beja.
Esta operação resulta de uma investigação que o SEF está a levar a cabo desde 2014, sob a coordenação do Ministério Público de Ferreira do Alentejo, e que investiga a pratica de crimes de tráfico de pessoas, associação de auxílio à imigração ilegal, burla relativa ao trabalho e outros ainda não totalmente identificados.
No âmbito desta investigação, em agosto do presente ano, o SEF deteve quatro cidadãos estrangeiros na sequência de um acidente no IP8, em que um dos detidos conduzia uma carrinha que transportava trabalhadores para uma exploração agrícola. O suspeito escapou ileso do acidente que entre os trabalhadores provocou nove feridos, cinco ligeiros e quatro graves.
O local, no Parque Industrial de Beja, onde o SEF fez as duas detenções, pertence a um individuo que está a ser julgado no Tribunal de Monsanto, num processo do Tribunal de Loures, no âmbito da operação “Corda Bamba” levado a cabo pela PJ, que tem 26 arguidos, 4 portugueses, 16 dos quais em prisão preventiva.
Teixeira Correia
(jornalista)