Beja: XIX Jornadas do Núcleo VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Beja recebe as XIX Jornadas do Núcleo VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna nos dias 25 e 26 de Janeiro de 2019. Um regresso a esta cidade que recebeu as VII Jornadas em 2006, há precisamente 13 anos.
É no contexto da Doença VIH, como doença crónica, com terapêuticas eficazes, seguras, com mínimos efeitos secundários, de comprimido único, e com estratégias a nível mundial para a irradicação do vírus, que se dá o mote para estas jornadas, “Doença VIH, mais vida com qualidade”.
Com este evento, o Núcleo de Estudos da Doença VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna pretende proporcionar um fórum de discussão, atualização, troca de experiências, e convívio, para todos os que se interessam por esta área. E homenagear uns dos pioneiros no seguimento clínico destes doentes, e na criação do Núcleo VIH da SPMI, o Dr. Vitor Bezerra.
Do programa, constam as temáticas:
– “Novas estratégias de Rastreio”, um balanço histórico da atividade e da eficácia das diversas entidades envolvidas no rastreio da infeção, abordagem do rastreio da infeção nos Estabelecimentos Prisionais e a importância da Informação e da sensibilização junto da Comunidade, “Família e Doença VIH”, na perspetiva da vivência desta patologia, quer do ponto de vista dos doentes, quer das equipas que os seguem, “Novos fármacos, novas abordagens, mais qualidade”, um panorama do “estado da arte”, em termos de estratégias atuais de orientação terapêutica, “Doença VIH e Cura”, com abordagem aos diversos “caminhos” atuais de investigação na perspetiva de cura da infeção, “A doença VIH na 1ª pessoa”. A perceção desta patologia do ponto de vista do doente, a sua visão e contribuição subjetiva para esta pequena, grande história, do ponto de vista social, sociológico, histórico e cultural, com quase quarenta anos de existência.