Bombeiros: Sec. Estado Jorge Sanches reuniu com comandantes do distrito de Beja.
Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional reuniu na sexta-feira com os Comandantes dos Corpos de Bombeiros do Distrito de Beja, reforçando que “é importante o diálogo”.
A reunião, apurou o Lidador Notícias (LN), foi o resultado do comunicado emitido pela Federação e Comandantes dos Corpos de Bombeiros emitido no passado dia 6 de abril, onde se diziam ser alvo “desconsideração, desinformação e desrespeito pelos principais agentes de proteção civil e saúde”, onde ameaçavam tomar medidas de força.
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional foi designado para a coordenação da execução aos níveis local e regional das medidas de combate à pandemia da COVID-19 no âmbito da declaração de Estado de Emergência. Jorge Seguro Sanches é conhecido como o “Governador Civil do Alentejo”.
Na sexta-feira o governante visitou em Beja a Base Aérea n.11 (na foto) para conhecer as instalações, e as condições, que a unidade tem preparadas para receber mais de 60 pessoas ou com COVID ou em fase de quarentena, depois marcou presença na reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil, onde foi feito o ponto da situação distrital da pandemia em reunião via Videoconferência (VC) com a presença de 40 entidades distritais.
Jorge Seguro Sanches terminou o dia em Beja, com a reunião também VC, com os comandantes dos bombeiros. Ao Lidador Notícias, o secretário de Estado, disse que “foi uma excelente partilha de experiências. Levei questões que não sendo da minha área de responsabilidade, vou encaminhar e procurar ajudar a tratar”, justificou.
O secretário de Estado acrescentou que “é preciso ter em atenção que os bombeiros estão na linha da frente e devem ser lembrados na hora de apoiar”, deixando a mensagem para alguns sectores do distrito que “é importante o diálogo”.
Como nota de rodapé, dizer que no distrito de Beja existem 15 associações de bombeiros, quase 700 os homens e mulheres, entre o corpo ativo, assalariados e voluntários, quadro de comando e serviços, que dão vidas às corporações (Bombeiros do Quadro Ativo-687, sendo 200 mulheres (M) e 487 homens (H), Quadro de Comando-36, com 1 M + 35 H e Serviços-60), com mais de 350 assalariados.
Jorge Seguro Sanches “entra” de surpresa em reunião por Videoconferência
O Lidador Notícias sabe que no passado dia 8 de abril, Jorge Seguro Sanches “entrou” de surpresa numa reunião convocada pelo CODIS, comandante do CDOS, com os comandantes de bombeiros, para que foi convidado o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
A reunião foi marcada na sequência da divulgação do comunicado assinado pelos comandantes dos Bombeiros e emitido pela Federação e na sequência de uma visita relâmpago ao Hospital de Beja, ao que se sabe, sem prévio aviso, Jorge Seguro Sanches, apanhou o encontro a meio, e sem que ninguém esperasse entrou na conversa e ter-se-á colocado ao lado dos “Soldados da Paz”.
Quem é Jorge Seguro Sanches
Integrou a 17 de março de 1992 a carreira de inspeção, tendo iniciado funções na Inspeção-Geral das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Exerceu as funções de Inspetor na Inspeção-Geral das Atividades em Saúde desde 1 de setembro de 2013. Entre novembro de 2015 e outubro de 2018 foi Secretário de Estado da Energia do XXI Governo Constitucional. De abril a novembro de 2015 foi Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, S. A.
Em 7 de junho de 2019, foi designado pelo Ministro da Defesa, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, para exercer o cargo de Inspetor-Geral da Inspeção-Geral da Defesa Nacional. Depois das eleições de legislativas de 6 de outubro de 2019, foi nomeado secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional
Teixeira Correia
(jornalista)