Cabeça Gorda/ Beja: Operação da GNR no combate ao tráfico de droga faz um detido.
A GNR deteve “comprador” de estupefacientes que regressava de Espanha e apreendeu 660 doses de cocaína. Foram constituídos arguidos mais dois indivíduos. A operação decorreu em Cabeça Gorda (Beja).
Um individuo, de 37 anos, residente em Cabeça Gorda, concelho de Beja, foi detido na noite de quinta-feira, quando regressava de Espanha com 670 doses de estupefacientes, cocaína e haxixe.
Manuel Fialho, “Lela” como é conhecido na aldeia, era seguido pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Beja da GNR, quando “regressava das compras”, tendo-lhe sido apreendidas 660 doses de cocaína e 10 doses de haxixe.
Além do detido a GNR constituiu arguidos mais dois indivíduos, de 39 e 47 anos, residentes na mesma localidade, um dos quais vinha também de Espanha acompanhando o principal suspeito, apontado como o líder do grupo.
A investigação durava há cerca de um ano, e os militares deram cumprimento a dez mandados de busca, cinco domiciliárias e cinco a veículos, que ficaram apreendidos, tal como a droga, a que se juntaram três telemóveis, um punhal e 45 euros em numerário.
Além dos militares do NIC de Beja, estiveram envolvidos também operacionais das mesmas estruturas de Moura e Almodôvar, do Posto de Beja, do Destacamento de Intervenção. Foi também solicitada a colaboração da PSP, tendo o arguido ficado detido na cela da Esquadra, já que o Comando Territorial da GNR não tem instalações para receber detidos.
O principal suspeito, já com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi presente na tarde de ontem a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Beja (na foto, vestido de azul, entre dois militares da GNR), indo aguardar julgamento em prisão preventiva, tendo recolhido ao Estabelecimento Prisional de Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)