A azinheira (Quercus rotundifolia) é uma das principais árvores do mediterrâneo. O Município de Mértola, a EBM-Estação Biológica de Mértola e o BIOPOLIS-CIBIO, lançam o desafio de “Plantar 1000 azinheiras no concelho de Mértola”.
Apesar da sua resiliência, os povoamentos de azinheira encontram-se em declínio. As causas da mortalidade devem-se a um conjunto complexo de fatores, muitos deles de origem antrópica, como as más práticas agrícolas, mas também às alterações climáticas, a pragas e a doenças.
Neste contexto, o Município de Mértola, a EBM-Estação Biológica de Mértola e o BIOPOLIS-CIBIO, lançam o desafio de “Plantar 1000 azinheiras no concelho de Mértola”, contribuindo para a reflorestação e o restauro ecológico. Mas, “se queremos ir longe, devemos ir em grupo”, por isso, contamos com a ajuda de quem quiser contribuir para este projeto, que é de todos.
De que forma pode participar?
Recolher de bolotas e entregar na EBM, até ao fim do mês de dezembro de 2023.
Germinar bolotas em casa, utilizando vasos comuns ou vasos alternativos, a partir embalagens de água ou leite descartáveis. Entregar na EBM a meados do outono de 2024. O protocolo de germinação poderá ser solicitado via e-mail para ebm@ebmertola.pt ou diretamente nas instalações da EBM.
Auxiliar na plantação das azinheiras por todo o concelho de Mértola, prevista para o início do outono de 2024.
O Município de Mértoila deixa o convite: “Junte-se a esta iniciativa e venha connosco plantar as 1000 azinheiras!”.