O dossiê da candidatura do Baixo Alentejo à organização da “Cidade Europeia do Vinho 2026” foi entregue no passado dia 22. A decisão será conhecida na próxima quarta.
A candidatura, que abrange toda a região, é promovida pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal), com o apoio das 13 câmaras que integram o organismo, exceção feita ao município de Odemira.
A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho vai decidir, em assembleia-geral, na próxima quarta-feira, dia 30, qual das três candidaturas concorrentes “ganha” o título: Baixo Alentejo, Açores (sete municípios) ou Algarve (seis municípios).
O Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), António Bota, e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, apresentaram a Candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026.
São embaixadores da candidatura: o músico BUBA Espinho, a Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo, Maria João de Almeida, e o humorista, contador de estórias, escritor e ilustrador Jorge Serafim.
Teixeira Correia
(jornalista)