Cáritas de Beja: Um “iceberg social” para além de acolher migrantes timorenses.


O apoio da Cáritas Diocesana de Beja (CDB) aos migrantes timorenses é a ponta do grande “Iceberg Social” que a instituição promove. O ano passado o organismo forneceu 110.000 refeições.

Desde o passado dia 19 de agosto, altura em que o primeiro grupo de timorenses, 39 homens e 1 mulher, foram despejados da casa onde habitavam, em Cabeça Gorda, concelho de Beja, por eventual falta de pagamento da renda, que a Cáritas vem dando comida e dormida a migrantes de Timor Leste.

Depois de conhecer a situação, a Segurança Social encaminhou os cidadãos para a Cáritas, mas quando ainda estavam alojadas naquela aldeia, já as refeições, almoço e jantar, eram transportadas pela junta de freguesia, mas fornecidas pela CDB. Para poder acolher os timorenses a Cruz Vermelha cedeu 40 camas de campanha. Tem existido alguma rotação de entradas e saídas, mas o número de quatro dezenas de cidadãos daquele país asiático mantém-se.

Isaurindo Oliveira, presidente da CDB, revelou que “há um grupo significativo, em particular os mais jovens, que estão desde o princípio desta vaga de novos excluídos na região”, acrescentando que neste caso concreto “algo correu mal desde a chegada dos timorenses, porque muitos nunca trabalharam”, justificou.

“Nunca houve grande atenção em situações anteriores e agora as estruturas ficaram incapacitadas para responderem aos casos dos timorenses, porque num mês mais de uma centena de pessoas ficou ao abandono”, rematou.

“A previsão para o apoio a estes cidadãos era de dois meses, até final de outubro, mas parece que vai prolongar-se. Já estamos a reunir com a Segurança Social para renegociar os apoios caso seja necessário prolongar esta situação”, referiu o presidente da Cáritas.

Recuperar o edifício da antiga Casa do Estudante para uma resposta social

A sede da Cáritas Diocesana fica localizada na zona histórica da cidade, onde funciona também a cozinha e o refeitório e no edifício da antiga Casa do Estudante, junto ao Bairro da Força Aérea, que a instituição gere desde o início de 2022, está instalado o Centro de Alojamento e Emergência Social (CAES). Os dois espaços são proprietários da Diocese de Beja.

Há 5 anos que Isaurindo Oliveira assumiu a presidência da CDB, gerindo uma instituição que emprega 70 pessoas, que tem diversas respostas sociais no terreno, tendo no ano passado servido 110.000 refeições, desde pessoas que acorrem ao seu refeitório, no apoio domiciliário, cantina e refeitório social, comunidade terapêutica e reinserção social.

“Não temos fontes de receitas próprias e o peditório nacional e o ofertório das missas nessa semana rendem 15.000 euros, muito longe das necessidades. São os subsídios da Segurança Social, Ministério da saúde, Fundo de Apoio aos Migrantes e Fundação La Caixa, são essenciais”, disse.

O grande projeto da Cáritas passa pela reabilitação do edifício da antiga Casa do Estudante para a qual a instituição já tem um projeto no valor de 800 mil euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que uma tinha uma linha de financiamento destinado à recuperação de edifícios para alojamento social. A instituição a aguardar indicações do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para assinar o protocolo.

No edifício de três andares, além do Centro de Alojamento e Emergência Social (CAES) será criado um Serviço de Atendimento e acompanhamento Social (SAAS), um espaço destinado a receber Pessoas em Situação de Sem Abrigo, de forma passageira e um ou dois quartos para albergar Reclusos em Situação de Licenças Precárias, sem estrutura familiar.

O presidente da Cáritas lembra que “as verbas acordadas com a instituição há muitos anos que não são atualizadas e é urgente que tal aconteça, para que não exista o risco desta colapsar”, justificou. Isaurindo Oliveira termina com um apelo: “O problema geral é a falta de um trabalho eficaz em rede: Cada um quer ter a sua capelinha e o seu poder. Mas muitas vezes a falta de meios de cada um gera estas situações”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg