Castro Verde: Septuagenária morreu no interior de carro arrastado para ribeira.
Uma mulher morreu e quatro homens foram resgatados com vida. Duas viaturas arrastadas para dentro de ribeira. Três dos homens são de Entradas. Um casal reside em Lisboa e tem casa em São Marcos da Ataboeira.
Uma mulher morreu e quatro homens foram resgatados com vida, depois de ontem dois veÃculos ligeiros de passageiros terem sido arrastados pela força da água para a Ribeira de Cobres, no concelho de Castro Verde.
O alerta para os acidentes foi dado cerca das 16,38 horas, quando as viaturas faziam a travessia da pequena ponte que liga as duas margens da ribeira entre São Marcos da Ataboeira e Entradas e foram arrastadas pela força da água.
A mulher, de 72 anos, residente em Lisboa, com segunda residência em São Marcos de Ataboeira, foi encontrada sem vida, dentro de uma das viaturas que ficou totalmente submersa. O marido, de 75 anos, foi resgatado com vida pelos bombeiros cerca das 18,20 horas, encontrando-se no Serviço de Urgência do Hospital de Beja em estado considerado como muito grave.
De uma primeira viatura que caiu à água e ficou parcialmente submersa, salvaram-se três homens, com idades entre os 42 e os 69 anos, todos residentes em Entradas e que foram transportados para a mesma unidade hospitalar.
A muita chuva que tem caÃdo na região nos últimos dias fez com que o leito da ribeira subisse alguns metros e transbordasse, tornando a travessia muito perigosa, mas ainda assim as pessoas arriscam atravessar.
A estrada que liga São Marcos da Ataboeira, de onde procediam as duas viaturas, a Entradas é um caminho municipal, que foi alcatroado e tem uma ponte em cimento, muito baixa e sem guardas. Quem conhece a rodovia, utiliza-a para evitar ter que passar pela sede de concelho, Castro Verde e assim andar menos quilómetros e poupar algum combustÃvel.
O óbito da mulher foi confirmado no local pelo médico da VMER, tendo o corpo sido transportado para o Gabinete Médico-Legal de Beja, onde será realizada a autopsia. As duas viaturas retiradas da água pelos bombeiros, com a ajuda de um trator agrÃcola.
No socorro à s vÃtimas estiveram envolvidos 34 operacionais dos Bombeiros de Castro Verde, Aljustrel e Ourique, VMER de Beja, SIV e GNR de Castro Verde, apoiados por 14 viaturas.
Sobreviventes: LuÃs Miguel Cravo, 42 anos, António Pedro Colaço, 54 anos, e António Lúcio Pinto, 69 anos, todos residentes em Entradas (primeira viatura e VirgÃlio Garcia, 75 anos (segunda viatura).
VÃtima mortal: Leonor Candeias Vargas e Garcia, 72 anos.
Teixeira Correia
(jornalista)