CDU: Apresentada na Câmara de Beja, Moção de apoio aos bombeiros.


Os vereadores da Coligação Democrática Unitária (CDU) na Câmara Municipal de Beja, Vítor Picado, Fátima Estanque e Rui Eugénio apresentaram uma Moção de Apoio à Atividade Regular das Associações Humanitárias de Bombeiros.

Apresenta na última reunião do Executivo da Câmara de Beja, a Moção que foi aprovada por unanimidade defendem a aplicação de diversas medidas que segundo os vereadores da CDU “se impõem implementar num justo regime de financiamento das associações, conta-se a criação de um modelo de bonificação permanente dos combustíveis utilizados no exercício da missão dos corpos de bombeiros, vulgarmente designado gasóleo verde”.

Começando por revelar no documento que “os Corpos de Bombeiros mantidos por Associações Humanitárias de Bombeiros (AHBV) prestam anualmente mais de 1 milhão e meio de serviços em todo o território nacional”.

As AHBV, em consequência do enquadramento legal do financiamento e das sucessivas suborçamentações nos Orçamentos de Estado, e das condições em que prestam os serviços no âmbito da Emergência Pré-Hospitalar e transporte de doentes ao Ministério da Saúde, dizem os vereadores comunistas que “há muito que vivem grandes dificuldades económicas, que nos últimos anos, com a pandemia, foram substancialmente agravadas com o aumento das despesas e a diminuição de receitas.

Os aumentos dos preços dos combustíveis, para muitas AHBV, já está a pôr em causa o socorro e a emergência que asseguram às populações e o mesmo poderá acontecer a outras. “O Governo anunciou que vai apoiar com 1500 euros cada AHBV, a título de adiantamento da compensação transitória dos encargos com combustíveis, medida que fica muito aquém do que os bombeiros necessitam e merecem”, defendem os eleitos da CDU.

Na última reunião da Câmara Municipal de Beja, o Executivo aprovou a moção onde deliberam: “Expressar a sua solidariedade à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja, à Federação dos Bombeiros do Distrito e à Liga dos Bombeiros Portugueses. Apelar ao Governo e aos grupos parlamentares que legislem, rapidamente, para que os Bombeiros tenham, finalmente, acesso ao gasóleo verde e Recomendar ao Ministério da Saúde para cobrir os custos efetivos dos serviços protocolados e prestados pelos Corpos de Bombeiros no âmbito da Emergência Pré-Hospitalar e Transporte de Doentes”.

Esta Moção, vai ser enviada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja; à Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja; à Liga dos Bombeiros de Beja; à Assembleia Municipal; ao Ministério da Saúde e aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República.


Share This Post On
468x60.jpg