Chile: Bombeiros portugueses, “Canarinhos”, regressam esta segunda-feira.


Os bombeiros portugueses, da Força Especial da Autoridade Nacional de Proteção Civil, conhecidos como «canarinhos», foram destacados para o Chile no dia 27 de janeiro e regressam a Lisboa esta segunda-feira.
O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e Christos Stylianides, Comissário europeu da Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, está em Lisboa na próxima segunda-feira para receber, os bombeiros portugueses, espanhóis e franceses que estiveram destacados para o combate aos fogos florestais no Chile.
Entre os bombeiros portugueses, especialistas em incêndios florestais, da Força Especial de Bombeiros, vulgo “Canarinhos”, que combateram os incêndios no Chile, esteve Gonçalo Martins, natural de Vidigueira, ex-operacional Bombeiros dos Voluntários daquela localidade e árbitro de futebol do Conselho de Arbitragem de Beja.
Em resposta ao pedido de ajuda da UE, França, Portugal e Espanha responderam, oferecendo apoio e equipas de luta contra incêndios florestais, compostas por 65, 52 e 60 bombeiros, respetivamente. Além disso, foram destacados para o país uma equipa de proteção civil da UE composta por oito peritos de Espanha, França, Suécia e Finlândia, bem como agentes de ligação do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência.

O apoio da UE foi mobilizado para apoiar o Chile devido aos numerosos incêndios florestais que causaram um elevado número de mortos e danos materiais, sobretudo nas regiões Centro e Sul do país. A ajuda surgiu na sequência de um pedido do governo chileno à comunidade internacional, o que ativou o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia<http://ec.europa.eu/echo/what/civil-protection/mechanism_en>.

O Chile pediu equipas de combate a incêndios florestais, equipamento e conhecimentos especializados.Antes do destacamento, o Comissário Christos Stylianides disse: «A UE está em total solidariedade com o povo e as autoridades do Chile, em especial, numa altura em que os incêndios florestais assolam várias partes do país. Através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, foram enviadas equipas de bombeiros e peritos, a pedido do Chile, para ajudar neste momento difícil. Gostaria de agradecer a todos os Estados-Membros que propuseram a sua preciosa ajuda».

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg