O Capitão Ricardo Pasadas vai ser o comandante do Destacamento Eventual de Trânsito da 38ª Volta ao Alentejo que se realiza entre 23 e 27 de junho.
O oficial que comanda o Destacamento de Trânsito de Évora (DTE), faz a sua estreia como comandante do Destacamento Eventual de Trânsito (DET) da “Alentejana”, que foi apresentada na terça-feira, em Reguengos de Monsaraz.
Ricardo Pasadas (à direita na foto com o Sargento-Chefe Galo à esquerda) fez a sua estreia em provas de ciclismo em abril de 2016 no decurso de duas provas realizadas no concelho de Odemira, que integravam a Taça de Portugal de Juniores, ainda como Alferes. O ano passado o oficial estava nomeado para comandar o DET da “Alentejana”, mas a prova foi anulada devido à propagação da pandemia de covid-19.
Natural de Évora, com 30 anos, Ricardo Pasadas esteve colocado durante dois anos no Destacamento de Trânsito de Beja, como adjunto do comandante, o então Tenente Nuno Afonso, primeiro como Alferes e depois já como Tenente. Em 2017 foi transferido para o Comando Territorial de Évora onde assumiu o comando do DTE, tendo sido promovido ao posto de Capitão em setembro de 2020.
Relativamente à Volta ao Alentejo, o agora Capitão Nuno Afonso é o único oficial que comandou o Destacamento Eventual de Trânsito da prova em duas edições, as de 2015 e 2017.
Teixeira Correia
(jornalista)