Tecnocrónica (Opinião de Ademar Dias): novo Windows a caminho e mais alguns assuntos.


As queixas apresentadas na Procuradoria-Geral da República (PGR) relacionadas com a cibercriminalidade aumentaram 182% no ano passado face a 2019, revelou recentemente Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Na mesma ocasião, o coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) deu a conhecer que os incidentes de cibersegurança em Portugal quase duplicaram em 2020 e que os “picos” das ciberameaças foram coincidentes com os meses de maior confinamento devido à COVID-19.

Dos principais cibercrimes identificados em 2020, Lino Santos destacou o pishing, o smishing, as infeções por malware, ransomware, entre outros tipos de fraude ou burla, como as ciberameaças mais relevantes.

Segundo o coordenador do CNCS, para poder identificar, proteger, responder e recuperar das ciberameaças é necessária uma “atenção redobrada, quer na sensibilização, quer na forte aposta na criação de competências de pessoas e organizações”.

A pandemia teve um impacto nos investimentos publicitários das empresas em todo o mundo. Segundo a Magna – unidade de estratégia global do grupo IPG Mediabrands – a maioria das empresas reduziu em 20% os seus investimentos em publicidade no primeiro semestre de 2020, com uma leve recuperação nos últimos meses do ano.

O investimento em publicidade nos meios tradicionais teve um retrocesso de 18%, enquanto a publicidade nos meios digitais manteve-se até relativamente estável, com cerca de 28% do mercado total.

Para 2021, a tendência apontada pela Magna é que o investimento no digital aumente cerca de 13%, crescimento que coloca o setor com mais de 30% do mercado total.

Mais otimistas são os dados do Dentsu Ad Spend Report. O relatório aponta que o digital será o principal responsável pela retomada dos investimentos publicitários em 2021 e 2022, conquistando pela primeira vez 50% de toda a verba publicitária mundial.

Um estudo recente da Kaspersky revela o que as crianças mais procuraram online entre Maio de 2020 e Abril de 2021.

Segundo o estudo Safe Kids, as categorias mais pesquisadas pelas crianças foram ‘software, áudio e vídeo’ (44,38%), ‘meios de comunicação na Internet’ (22,08%) e ‘Videojogos’ (13,67%).

Os resultados mostram que as aplicações mais populares foram o YouTube (com 32,17%), seguida do WhatsApp (18,07%) e do TikTok (14,96%).

De seguida surgem os jogos Brawl Stars (7,87%) e Roblox (7,27%) e também o Chrome (6,47%) e o Instagram (4,86%). No final deste top 10 encontra-se o jogo Among Us (3,52%), Minecraft (2,46%) e o Viber (2,35%).

No próximo dia 24 de junho vai ser revelado o novo sistema operativo da Microsoft, que vai substituir do atual Windows 10.

Aquele que pode ser o Windows 11 ainda não tem nome oficial. Não há detalhes ou datas de lançamento para o novo Windows, mas é provável que seja em breve, uma vez que a Microsoft já revelou que a partir de outubro de 2025 deixa de suportar o atual sistema operativo.

Contas feitas, o Windows cumpre assim o seu ciclo de vida de quase 10 anos, à semelhança dos anteriores sistemas operativos da gigante tecnológica.

Finalmente, no cinema, nota para a estreia do filme “O Guarda-Costas e a Mulher do Assassino”.

Esta película de ação realizada por Patrick Hughes tem um elenco de luxo. Ryan Reynolds, Salma Hayek e Samuel L. Jackson são os destaques… mas há mais!

Um filme que tem o par mais estranho e letal do mundo – o guarda-costas Michael Bryce (Ryan Reynolds) e o assassino profissional Darius Kincaid (Samuel L. Jackson) – de volta noutra missão em que correm perigo de vida. Acresce que Sonia Kincaid (Salma Hayek), mulher de Darius, é ainda mais volátil do que o marido.

Juntam-se ainda Antonio Banderas e Morgan Freeman para uma película que… é melhor ver o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=pXPZamMSbfQ


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