Quarta-feira, Novembro 12, 2025

InícioNossa TerraCIMBAL: Tomada de posse do novo Conselho Intermunicipal, para o Mandato de...

CIMBAL: Tomada de posse do novo Conselho Intermunicipal, para o Mandato de 2025/2029.

Realizou-se no Salão Nobre da CIMBAL, a sessão de tomada de posse do novo Conselho Intermunicipal, para o Mandato de 2025/2029, que vai liderado pelo presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito.

Foi efetuada a abertura da reunião pelo Presidente de Câmara Municipal de Beja, também o responsável pela convocatória desta primeira reunião, enquanto Presidente do Município com maior número de eleitores.

Tal como o Lidador Notícias tinha revelado, procedeu-se à eleição do Presidente e Vices Presidentes do Conselho Intermunicipal, tendo sido eleitos por maioria, com os favoráveis de autarcas do PS e do PSD e os votos contra dos eleitos da CDU:  Presidente- António José Brito (CM Castro Verde), Vice-Presidente: Álvaro Azedo (CM Moura) e Vice-Presidente: Nuno Palma Ferro (CM Beja)

Foi também aprovada a proposta de constituição do Secretariado Executivo Intermunicipal, tendo sido indicado Fernando Romba para Primeiro Secretário, sendo esta proposta sujeita a votação da Assembleia Intermunicipal, em data a indicar.

Após a tomada de posse, o novo presidente do Conselho Intermunicipal, António José Brito, falou aos autarcas dos municípios que estão representados na estrutura, mensagem que transcrevemos na integra:

“Caros colegas, em primeiro lugar quero dizer que é uma Honra ser eleito “entre pares” para presidir a CIMBAL e, por isso, agradeço a todos esta oportunidade. Neste ciclo novo, até 2029, pretendemos acentuar o quadro de lealdade entre todos os municípios do Baixo Alentejo e prosseguir o trabalho técnico de coordenação intermunicipal muito positivo desenvolvido nos últimos anos. A CIMBAL terá de ganhar um perfil mais político e uma intervenção mais reivindicativa e afirmativa na defesa dos interesses da região, seja junto do Governo ou no quadro das instituições públicas e privadas do país e na Europa. Precisamos de um Baixo Alentejo que seja mais ambicioso e tenha uma agenda clara e assumida. A CIMBAL tem de chamar a si essa responsabilidade: tem de ser “o motor”, mas, sobretudo, tem de ser “o elo” entre os diferentes concelhos. A CIMBAL tem de dar força e visibilidade a todo o território, mas também tem de fazer equipa com cada Município naquilo que for a sua necessidade e exigência particular.  Os Municípios, obviamente, são a razão da existência da CIMBAL. Os seus Presidentes, dentro das diferentes visões políticas e ideológicas que naturalmente existem, têm de ser capazes de trabalhar em equipa num projeto de desenvolvimento que faça o Baixo Alentejo avançar muito mais e muito melhor. Estamos certos de que vamos ser capazes!”.

Por seu turno a Assembleia Intermunicipal da CIMBAL é constituída por membros de cada Assembleia Municipal, no total de 32 eleitos de forma proporcional, nos seguintes termos: Dois nos Municípios até 10.000 eleitores (Aljustrel, Alvito, Almodôvar, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique e Vidigueira) e Quatro nos Municípios entre 10.001 e 50.000 eleitores (Beja, Moura e Serpa).

A nova Assembleia Municipal ainda não foi eleita, uma vez que primeiros têm que ser eleitos os representantes das Assembleias Municipais dos 13 concelhos, estando ainda em funções na Mesa da Assembleia Municipal, resultante das Eleições Autárquicas de 2021, sendo presidente Ana Cristina Horta (PS), vice-presidente Norberto Rocha Fialho (PS) e como secretário Elsa Luísa Romba Barros (PS).

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes