CoronavÃrus: Canceladas diversas iniciativas realizadas pelas autarquias do distrito.
Diversas Câmaras Municipais do distrito de Beja estão a canelar eventos. Feira do Porco Alentejano (Ourique), Festival da Túbera (Mértola), Festival Internacional Teatro (Almodôvar).
Os MunicÃpios, em linha com as orientações emitidas pela Organização Mundial de Saúde e Direção Geral de Saúde, para a prevenção da infeção por COVID-19, os executivos municipais decidiram suspender/cancelar temporariamente diversas atividades.
Mértola: De acordo com as recomendações do Governo, no âmbito do combate ao vÃrus Covid – 19, a Junta de Freguesia de Mértola cancelou o Festival da Túbera, agendado para os dias 21 e 22 de março.
Ourique: Em linha com as orientações das autoridades de saúde nacionais e internacionais, atentas à s melhores práticas preventivas para a salvaguarda das pessoas perante as situações de riscos, o MunicÃpio de Ourique vê-se na contingência de cancelar a XIV Edição da Feira do Porco Alentejano, prevista para ocorrer de 27 a 29 de março de 2020.
O risco de propagação inerente à concentração de milhares de pessoas no espaço de realização da Feira do Porco Alentejano e as orientações preventivas das autoridades de saúde, constantes do Plano Nacional de Contingência, determinam a presente tomada de decisão. A XV edição da Feira do Porco Alentejano de 2021 decorrerá de 19 a 21 de março.
Almodôvar: Foram canceladas, as ulas de dança no Jardim de Infância de Almodôvar com professor oriundo do Algarve, a atividades a decorrer em Almodôvar no âmbito do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) nos dias 12, 13 e 14 de março de 2020, todas as sessões de cinema no Cineteatro Municipal e as saÃdas em autocarro municipal para fora do Concelho (exceto transportes escolares). Estas suspensões manter-se-ão em vigor durante o presente mês de março, ou até que a evolução do estado de coisas motive nova decisão sobre a matéria.Â
Beja: O Instituto Politécnico (IPBeja)- Em face das recomendações recebidas da Direção Geral de Saúde, dos princÃpios da proporcionalidade, necessidade e adequação, da necessidade de acautelar a saúde pública, da ponderação de riscos e perigos e da intervenção mÃnima indispensável, da ponderação do interesse e ordem pública e das liberdades individuais, decidiu: Suspender os eventos ou iniciativas públicas, realizadas quer em locais fechados, quer em locais abertos ao público, da iniciativa e sob responsabilidade do Instituto, cancelando eventos já autorizados e que ainda não se tenham realizado, Desaconselhar a participação em quaisquer atividades ou eventos fora do Instituto, para os quais não será prestado qualquer apoio do IPBeja e Manter, exclusivamente as atividades letivas obrigatórias, suspendendo todas as demais.
Beja tem futebol parado até 23 de março- Em comunicado a “Associação de Futebol de Beja (AFB) determina que, a partir desta data e até nova comunicação estão SUSPENSOS todos os jogos de todas as competições de futebol e futsal, de ambos os géneros e escalões, na área da sua jurisdição e que estejam programados a partir de hoje, dia 10 de Março até ao próximo dia 23 de Março de 2020”. A AFB justifica que foi “com espÃrito de responsabilidade que tomou esta decisão”, acrescentando que “sugeriu” aos clubes que “suspendam a sua atividade diária”, concluiu.
Moura: A tÃtulo adicional, ao decretado pela Direção-Geral de Saúde, o MunicÃpio de Moura, no âmbito do Plano de Contingência interno, decidiu implementar as seguintes medidas excecionais, de ordem preventiva, para evitar a transmissão da doença na comunidade: Suspender todas as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Moura, durante o mês de março, Suspender, com efeitos imediatos, os transportes municipais para deslocações do movimento associativo (desportivas e recreativas), Suspender a utilização de equipamentos municipais em provas desportivas e Suspensão das atividades da Universidade Sénior. Estão também a ser contactadas as entidades do concelho, com iniciativas programadas para o mês de março, no sentido de reavaliarem a realização das mesmas, tendo em conta as recomendações da DGS.
Vidigueira: A edilidade decidiu suspender temporariamente todos os eventos públicos, promovidos pela autarquia, não tendo a edilidade referido em concreto quais as iniciativas afetadas. A evolução da situação será acompanhada de forma a poderem ser tomadas outras decisões, conforme indicação dos organismos competentes. A autarquia não se responsabiliza pela organização de iniciativas promovidas por outras entidades em território concelhio.
Teixeira Correia
(jornalista)