O concelho de Beja regista 434 casos ativos de covid-19. Em 48 horas foram declarados mais 33 novos infetados. Em Cuba assinalam-se preocupantes 206 casos. Alvito e Ferreira do Alentejo sem vítimas mortais.
Segundo o relatório diário (Relatório Diário 13-01-2021) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), relativo às 24,00 horas de 12 de janeiro, o concelho de Beja registou 434 casos ativos, o valor mais elevado dos treze concelhos na área de influência da ULSBA, Cuba com206 casos, onde o surto do lar da Misericórdia levou ao aumento exponencial de casos, seguido de Mértola com 126 e de Moura com 118, onde a situação voltou a tornar-se mais complicada, com os números a aumentarem o que levou a autarquia a fazer uma testagem massiva voluntária.
Face aos últimos dados, o concelho de Vidigueira que vinha registando uma melhoria, voltou a subir e apresenta 61 casos positivos. O Município de Barrancos que durante muitos meses era um concelho “Limpo de Covid”, regista agora 5 casos positivos, o primeiro foi conhecido no passado dia 6 de janeiro, havendo agora a reportar uma vítima mortal. Em sentido contrário está o Município de Serpa voltou a baixar os números e regista agora 77 infetados.
No caso de Mértola existe divergência entre os números divulgados pela ULSBA e o Município, sendo que casos de infetados a Unidade refere que há 126 infetados, mais 27 do que aqueles que aponta a autarquia, que informa que há 99. Estes valores influência os dados dos recuperados, com a ULSBA a falar em 101 e a edilidade em 129. Também no número de óbitos, os números não coincidem, com a autarquia a revelar que há 22, enquanto que os responsáveis da saúde apontam para 21.
Nos dados da ULSBA, que não inclui o concelho de Odemira, o número de casos ativos de covid-19 é, tendo sido conhecidos 29 novos casos, num total de 3.263 infetados desde o início da pandemia. Há ainda o registo de 43 doentes internados em enfermaria e 8 na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. No total de óbitos, há o registo de 83 mortes por covid-19, 22 dos quais em Beja, 21 em Mértola, 18 em Serpa, 5 em Vidigueira e Cuba e 4 em Moura. Alvito, Ferreira do Alentejo continuam sem ter qualquer vítima mortal resultante da covid-19.
Teixeira Correia
(jornalista)