Covid-19: Casos positivos da hemodiálise obrigam 23 bombeiros a testes.
Os quatro casos de Covid-19 que se revelaram Unidade de Hemodiálise do Hospital de Beja faz com 23 bombeiros tenham que fazer testes. Há dois casos “camuflados” no concelho de Beja.
O Lidador Notícias (LN) revelou na segunda-feira que quatro utentes da Unidade de Hemodiálise do Hospital de Beja estavam infetados com Covid-19, em resultado do contágio de um doente de Moura que fez hemodiálise na mesma sala.
Dois dos casos dizem respeito a doentes de Beja e os outros dois a um doente de Cuba e outro de Ferreira do Alentejo.
O LN tinha informado que o transporte dos doentes tinha sido efetuado pelos Bombeiros de Beja e de Ferreira do Alentejo.
Face ao contato com os doentes e apesar de devidamente protegidos, manda o protocolo que todos aqueles que tiveram contato com os infetados, têm que ser testados, o que vai acontecer com 23 operacionais, sendo 9 do Corpo de Bombeiros de Beja e 14 de Ferreira do Alentejo.
80 casos no distrito de Beja.
Há dois novos casos “camuflados” no concelho de Beja.
Relativamente a casos positivos no distrito de Beja, no brifing de ontem do Centro Coordenador Operacional Distrital (CCOD), foi comunicado, sem serem revelados os números por concelho, a existência de oitenta (80) casos positivos, sendo que 77 dizem respeito aos concelhos que estão na área de influência da ULSBA e CIMBAL e 3 na área da Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral (ULSAL) e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) em concreto o concelho de Odemira.
No concelho de Beja estão dados como confirmados 9 casos, mas sabe o LN que há mais dois casos positivos numa instituição, mas que ainda “não foram oficialmente revelados”.
No caso do operacional do Corpo de Bombeiros de Moura que efetuou o transporte do primeiro infetado na hemodiálise e que esteve na origem da pandemia do Espadanal, o resultado foi negativo.
Quem gere o serviço
A Unidade de Hemodiálise do Hospital José Joaquim Fernandes, há muito tempo que está concessionado à empresa DaVita Beja, que tem várias clínicas em Portugal e é a divisão de diálise da DaVita HealthCare Partners Inc., uma empresa da Fortune 500®, oriunda dos Estados Unidos.
Teixeira Correia
(jornalista)