COVID-19: Há mais 4 bombeiros isolados em casa no caso do médico da VMER de Beja.


Há mais 4 bombeiros isolados em casa, das corporações de Aljustrel e Serpa. Deverão ser hoje conhecidos os resultados dos testes dos operacionais de Beja e Mértola.

Mais quatro operacionais, todos assalariados, dos Corpos de Bombeiros de Aljustrel e Serpa, foram colados em isolamento em casa, todos eles assintomáticos, depois de conhecido o caso de um médico da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja ter resultado positivo aos testes de covid-19.

Estes quatro bombeiros serão testados amanhã Área Dedicada ao Covid, conhecida como ADC-Comunidade do Centro de Saúde de Beja (na foto), tal como os outros 12 bombeiros, nove do Corpo de Beja, entre os quais 8 assalariados e 3 de Mértola, onde se encontra o segundo comandante, foram também colocados de quarentena e sujeitos hoje a testes cujos resultados deverão ser conhecidos amanhã.

A juntar aos dezasseis bombeiros estão também três enfermeiras, duas do Hospital de Beja que fazem serviço na VMER e uma de um lar em Serpa e ainda elementos do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Évora, cujo número não foi divulgado.

Ao Lidador Notícias (LN), o Gabinete de Imprensa do INEM justificou que apesar da viatura ser do Instituto “o médico foi contratado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), acrescentando que em relação ao helicóptero do INEM o último serviço do clínico foi a 3 de agosto “e identificadas todas as pessoas que tiveram em contato com o ele, estão em casa e a ser acompanhadas pelo INEM, estando assintomáticas”, remataram.

Por seu turno a ULSBA, revelou que não tinha qualquer declaração a prestar “uma vez que todos os protocolos foram acionados pelas entidades competentes que detetaram o caso, assim como adotadas as respetivas medidas previstas para o efeito”, concluíram.

Segundo apurou o LN, o médico é um prestador de serviços na VMER tal como no heli do INEM, tendo feito testes no local de residência, tendo depois o Centro de Saúde de Cascais, despoletado a situação junto das diversas entidades.

As quatro corporações estão preocupadas com alguns dos seus operacionais, que a darem positivo podem levar ao fecho dos respetivos quartéis, uma vez que fizeram diversos serviços e contataram com muitos colegas até serem enviados para casa.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg