Serpa: Festival do Território Hospitalário no próximo sábado.
No sábado, dia 22 de agosto, realiza-se em Serpa “A Raia: Festival do Território Hospitalário”, na alcáçova do Castelo, entre as 17.30 h e as 23.30 horas.
O Festival pretende recriar a vida dos Hospitalários, e contará com a participação de um contador de histórias, mostra de equipamento e demonstrações de treino militar, e terá também um acampamento que recria o quartel e o processo de juramento, bem como as figuras de frades, sargentos e monjas.
A iniciativa irá assinalar a data em que se realizaria a Feira Histórica de Serpa, que este ano, devido à pandemia foi cancelada para segurança de todos.
De entrada livre, o Festival terá um número limitado de espectadores e a participação está sujeita ao levantamento prévio de bilhetes no serviço de Cultura e Património da Câmara Municipal de Serpa, ou no próprio dia no local do evento, mediante disponibilidade, e ao cumprimento das medidas de segurança e etiqueta respiratória, com vista à prevenção da Covid 19.
Desenvolvido em parceria pelos municípios de Serpa, de Aracena e de Aroche, este festival integra o projeto de turismo cultural “A Raia: Festival do Território Hospitalário”, cujo objetivo passa pela promoção cultural da região através de ações de recriação e animação histórica, relacionadas com a temática da Ordem Religioso-Militar dos Hospitalários, promovendo assim o território através de uma história comum.
O projeto, financiado por fundos europeus, no âmbito do fomento da cooperação transfronteiriça na Euroregião Andaluzia – Alentejo – Algarve, pretende ainda potenciar a atração turística da região através de uma agenda cultural comum, que integre eventos como a Muestra de Música Antigua Castillo de Aracena, a Noche de las Velas de Aroche e a Feira Histórica de Serpa, através da denominação de Festival do Território Hospitalário.