COVID-19: Instituições de saúde “escondem” dados sobre o distrito de Beja.
Está a “ferro e fogo” a relação entre as instituições de saúde e outros parceiros no seio do Centro Coordenador Operacional Distrital. Hoje o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura revelou a existência de um caso positivo no concelho. Com este, serão 24, os casos no distrito.
Os representantes da Unidade de Saúde Pública (USP) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) no brifing diário do Centro Coordenador Operacional Distrital (CCOD), não estão desde ontem a revelar os números dos infetados com COVID-19, nos 13 concelhos do distrito de Beja (exceção de Odemira) que estão sob a jurisdição médica.
A revelação dos dados pelo Lidador Notícias (LN), que são muito distintos daqueles que têm sido tornados públicos nos relatórios da Direção-Geral de Saúde (DGS), tem causado muito embaraço junto do Conselho de Administração da ULSBA, tendo mostrados “escandalizados com a divulgação dos números”, apontando-se o dedo a um dos parceiros do CCOD, como “o autor das fugas de informação”.
Ontem à noite na reunião da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), a administração da ULSBA voltou a criticar a revelação dos dados sobre o número de infetados, voltando a ser apontando o dedo a um dos parceiros do CCOD, como “o autor das fugas de informação”.
Face à revelação do caso positivo de Moura e há falta de novos dados desde há dois dias, serão vinte e quatro os casos positivos, 22 dizem respeito a 8 dos 13 concelhos do distrito de Beja, que estão na área de influência da ULSBA e CIMBAL e 2 na área da Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral (ULSAL) e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) em concreto o concelho de Odemira.
Provando que a divulgação dos números evita o alarmismo entre as populações, para além do comunicado do Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura que revelou a existência de um caso positivo no concelho, também hoje o próprio Centro Social dos Montes Altos (Santana de Cambas/ Mértola) que revelou na sua página de facebook: “Depois de cinco dias de uma espera angustiante, vimos informar que os testes ao COVID – 19 realizados aos Funcionário e Utentes de ERPI do Centro Social dos Montes Altos deram TODOS NEGATIVOS. Os funcionários que estão desde sexta-feira nas instalações do Centro podem regressar às suas casas em Vigilância Activa”.
Sobre o caso da doente daquele Centro, ontem a ULSBA revelou que “os profissionais de saúde que estiveram em contato com a doente, os resultados dos testados foram negativos, acrescentando que se “cumpriram” todas as regras de testagem da Direção-Geral de Saúde (DGS) e que os testados “estão em quarentena”.
O LN sabe que, pelo menos um elemento dos que contatou com a doente não foi sujeito a testes, tendo no sábado contatado a Linha Saúde 24, recebendo a indicação de que se deveria dirigir ao hospital para efetuar o teste, que se revelaram negativos.
Depois de no dia 2 de abril a ARSAlgarve, ter sido “silenciada” pela DGS, na revelação dos dados da região, agora é a vez da ULSBA de se “auto silenciar” na revelação dos números dos infetados no distrito de Beja.
A contrastar com as atitudes da ARSAlentejo, USP e ULSBA, o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, divulga diariamente um relatório sobre a situação do COVID-19 que é enviado à comunicação social concedendo a delega de saúde entrevistas diárias como é o caso da Rádio Antena Livre, em Abrantes (https://www.jornaldeabrantes.pt/covid-19/covid-19-medio-tejo-regista-79-casos-esta-segunda-feira/)
Segundo os dados de hoje divulgados (Relatório COVID 19- DGS 07 abril) existem agora seis casos no concelho de Serpa, mais dois do que ontem, ao contrário do que tinham reportado as autoridades locais de saúde que contabilizam 13 casos.
Quanto ao Alentejo há no total, segundo a DGS, 85 casos positivos e segundo o mapa assim distribuídos por concelho: Évora- 15, Reguengos de Monsaraz- 8, Santiago do Cacém- 7, Serpa- 6, Sines- 4 e Beja e Grândola- 3 cada, num total de 46 casos em 7 dos 47 concelhos da região.
Teixeira Correia
(jornalista)