COVID-19: Santa Casa da Misericórdia de Ourique não fez testes a utentes.
Utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ourique não foram testados na “ajuda” do Presidente da República.
Mais de centena e meia de utentes das várias valências da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, não foram sujeitos a testes, situação que o Provedor da instituição confirmou no comunicado emitido na passada segunda-feira “que duas equipas do INEM realizaram testes a cerca de 80 funcionários da instituição”, enaltecendo a forma “disponível, prestável e solidária”, como o Presidente da República “ajudou”, concluiu.
No documento não é feita qualquer referência aos testes realizados ou a realizar aos utentes, depois de Carta Aberta enviada ao Presidente da República, ter referido que a instituição que lidera “conta com mais de 100 colaboradores e apoia cerca de 340 famílias”, lembrando a Marcelo Rebelo de Sousa que apesar dos alertas sobre a pandemia, passando um mês a SCMO não recebeu: “uma única máscara, um simples par de luvas, um singelo frasco de gelo ou um indispensável fato de proteção”, enfatizou.
Por mail o Lidador Notícias questionou José Raul Santos sobre as razões porque “só foram feitos somente testes aos funcionários e foram os utentes os primeiros a serem testados”, concluindo quando serão os mesmos efetuados, perguntas que não tiveram respostas.
Em face da Carta Aberta e do elogio a Marcelo Rebelo de Sousa, o LN foi mais longe e deixou duas outras questões: “A SCMO aguarda que o Presidente da República (PR) agilize a efetivação dos testes aos utentes ? e Se não houver nova intervenção do PR que démarches vai fazer a SCMO para que os utentes, que pagam a sua estadia, seja testados ?”, que também não tiveram respostas.
Ontem durante a tarde, na página de facebook da Santa Casa, foi publicada uma foto do Provedor acompanhada, segundo a publicação de “Mário Pereira Pinto, assessor da Presidência da República para a área da Saúde – em representação do Presidente da República – esteve na Misericórdia de Ourique, onde se inteirou do estado de saúde e psicológico dos utentes e dos colaboradores da instituição. Atento à situação vivida nos lares portugueses, o senhor Presidente da República quis saber, através do seu assessor, se o “apoio reclamado” chegou ao destino e de acordo com as necessidades da instituição. A Misericórdia de Ourique agradece a disponibilidade, atenção e preocupação”.
Também nesta publicação não é feita qualquer referência aos testes a efetuar aos utentes sobre o Covid-19.
Teixeira Correia
(jornalista)
Foto: Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Ourique