Cuba: Detido casal por passar notas falsas de 50 euros.


Casal de burlões detidos pela GNR por passagem de notas falsas de 50 euros. Apreendidas 1.300 euros em notas contrafeitas.

Um casal de cidadãos portugueses, um homem de 62 anos e uma mulher de 47, foram detidos na tarde de segunda-feira pela GNR, em Cuba, suspeitos dos crimes de contrafação e de passagem de moeda falsa, nomeadamente notas de 50 euros. Entre vários tipos de notas de diversos países, foram aprendidos 1.300 euros em notas falsas daquele valor.

Durante manhã daquele dia, em Aljustrel, os suspeitos fizeram compras de baixo valor no comércio local tendo passado três notas falsas de 50 euros, tendo recebido o troco em moeda verdadeira. Depois fizeram o mesmo em Ferreira do Alentejo, onde utilizaram o mesmo método com uma nota de igual valor.

A proprietário de um estabelecimento apercebeu de que a nota falsa, denunciou o caso à GNR, entregando a nota recebida. As diligências dos militares do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Aljustrel, levaram à localização, em Cuba, e posterior interceção o veículo onde o casal suspeito se fazia transportar

Além da viatura e dos dois telemóveis do casal, que já tem cadastro por burla e emissão de cheques sem provisão, foram apreendidos 1.300 euros em notas falsas de 50 euros, 262,89 euros em moedas e notas verdadeiras, provenientes das burlas efetuadas, quatro notas de 10 suid afrikaanse (moeda de Africa do Sul), uma nota de 500 afghanis (Afeganistão), uma nota de 10 intis (Perú) e uma nota de um dólar americano (Estados Unidos).

Os dois suspeitos foram constituídos arguidos e mediante termo de identidade e residência, foram restituídos à liberdade. A investigação do processo passou para a alçada da Polícia Judiciária (PJ).

Outro caso

No início do passado mês de outubro, um jovem guineense, de 18 anos, foi detido em Beja, por agentes da Esquadra de Investigação Criminal, por suspeita da passagem de três notas falsas de 20 euros, utilizando o mesmo método de compras de baixo valor no comércio local da cidade. O caso está também a ser investigado pela PJ.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg