Cuba: Operação “Cuba Libre” do SEF contra o auxílio à imigração ilegal.


Em Cuba, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deu mais um golpe no crime ao auxílio e associação à emigração ilegal, com a operação “Cuba Libre”.

Três pessoas e uma empresa foram constituídas arguidas no decurso da operação “Cuba Libre” levada ontem a cabo pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), na vila de Cuba, dando cumprimento a dois mandatos de busca domiciliária e 15 a viaturas, visando o combate ao auxílio e associação à emigração ilegal.

A investigação deste processo decorria há dois meses e foi coordenada pelo Ministério Público de Moura e efetuada por elementos da Direção Central do SEF tendo uma fonte justificado ao JN que “é independente de qualquer investigação desenvolvida por nós ou outra força policial”, sustentando que o foco foram “as casas onde os trabalhadores estavam alojados”, justificaram.

A operação que teve início cerca das 06,00 horas, decorreu no casco urbano de Cuba, habitações onde os trabalhadores estavam alojados, tendo a GNR auxílio o SEF, no encerramento das artérias e desvio do trânsito do centro da vila alentejana.

Foram identificados cerca de cinco dezenas de trabalhadores agrícolas de países de Leste, a maioria em situação ilegal no território nacional. Segundo apurou o JN, as três pessoas identificadas são de origem romena e a empresa na hora, foi constituída por um deles, situações recorrentes na região do Alentejo nesta época do ano.

Durante o mês de dezembro no ano passado o SEF deteve, em Ferreira do Alentejo, seis pessoas, cinco homens e uma mulher que ficaram em prisão preventiva e a PJ deteve um homem em Cuba, que ficou em liberdade, mediante apresentações bissemanais, todos suspeitos do crime de tráfico de pessoas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg