Dinheiro: Nota falsa italiana de 20 euros invade Portugal. Foram “passados” em Beja vários exemplares.


A apreensão de notas falsas quase duplicou, com o Banco de Portugal a retirar da circulação mais de oito mil contrafações só no primeiro semestre deste ano. Pelo menos 6 notas de 20 euros foram “passadas” em Beja.

São as notas de 20 euros, vindas de Itália, e, mais recentemente, de França, as responsáveis pelo aumento de circulação das notas contrafeitas, que têm vindo a invadir o nosso país.

Segundo o Banco de Portugal, nunca houve tantas notas falsas de 20 euros a circular. Durante o primeiro semestre de 2017, foram retiradas da circulação 4426 notas contrafeitas de 20 euros, mais 2601 do que no segundo semestre de 2016.

Recorde-se que desde o início do mês de setembro, em Beja, foram detetadas, pelo menos, 6 notas falsas de 20 euros. O primeiro caso ocorreu em setembro quando a GNR apreendeu duas notas falsas, depois no início de outubro um jovem guineense, de 18 anos, foi detido por agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Beja, na sequência de uma denúncia, por suspeita da passagem de notas falsas de 20 euros.

O indivíduo “passou” duas notas falsas de 20 euros. Uma na RuralBeja e outra no café Avenida (na foto). Ao procurar “passar” outra nota no mesmo estabelecimento, o dono reteve-o e entregou-o à Polícia.

Posteriormente no refeitório do Centro de Formação do IEFP, na Quinta de Santo António, freguesia de Neves/ Beja, foi “passada” uma quarta nota falsa de 20 euros.

Todos os processos foram remetidos para a Diretoria de Faro da Polícia Judiciária, que tem a competência de investigar a contrafação de notas, tendo as pessoas envolvidas na burla já sido ouvidas pelas autoridades.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg