O Comendador Rui Nabeiro será condecorado amanhã com Honoris Causa, um doutoramento honorÃfico por parte da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
O empresário e comendador Rui Nabeiro receberá um doutoramento honorÃfico por parte da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A mais elevada distinção (Honoris Causa) atribuÃda por uma universidade portuguesa será entregue na próxima quarta-feira.
O empresário e comendador Rui Nabeiro, conhecido fundador da Delta Cafés, receberá aos 91 anos um doutoramento honorário ou Honoris Causa “destinado a cidadãos de indiscutÃvel mérito profissional e de qualidades humanas” e que constituem “uma referência inspiradora para toda a sociedade”.
A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra justifica a sua decisão de atribuir esta honra, enunciando várias qualidades humanas, assim como feitos do empresário. “Rui Nabeiro é um admirável empreendedor, uma figura de espÃrito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, pode ler-se no comunicado daquela faculdade.
Para a Universidade de Coimbra, esta homenagem pública visa mostrar, ainda, a “forte sintonia entre os princÃpios de gestão” que se ensinam nas salas de aula daquela instituição do Ensino Superior e que Rui Nabeiro aplica no seu trabalho, principalmente em questões de liderança empresarial e na dimensão humana das relações laborais.
Esta cerimónia irá decorrer na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, pelas 11 horas da próxima quarta-feira. António Martins, professor auxiliar da Faculdade da Economia, especialista em finanças e fiscalidade empresarial, fará o elogio do “percurso biográfico” e profissional do empresário e do comendador Rui Nabeiro.
Honoris Causa na Universidade de Évora
Em 26 de novembro de 2006 o empresário Rui Nabeiro foi distinguido pela Universidade de Évora com o doutoramento “Honoris causa”. O ex-presidente da República, Jorge Sampaio, foi o ‘patrono’ do doutoramento (na foto).
O fundador da Delta, Rui Nabeiro, sem esconder a emoção, apontou a iniciativa empresarial como forma de combater o abandono do Alentejo. “O nosso PaÃs, principalmente a nossa região, precisam de iniciativas que estimulem o crescimento económico, criem empregos e oportunidades que contrariem o abandono que a crise da agricultura tradicional tem vindo a provocar”, referiu.