Educação: Ministério vai fechar duas escolas no próximo ano letivo por falta de alunos.


Das escolas básicas às quais foi concedida autorização excecional de funcionamento para o 1.º ciclo do ensino básico até ao final do presente ano letivo, num total de 37, duas vão encerrar. Há dois estabelecimentos do distrito na lista.

A Escola Básica de Rio de Moinhos, Aljustrel, e a Escola Básica de Penilhos, Mértola, estão na lista das 37 autorizadas para lecionar durante o ano letivo 2022/2023, mas o Ministério da Educação vai fechar duas escolas no próximo ano letivo por falta de alunos.

Ao jornal ECO, o Governo revela que vai conceder uma “autorização excecional de funcionamento” a 37 escolas para que se mantenham abertas até ao final do ano letivo 2023/2024. Duas escolas vão fechar portas.

“O movimento de reorganização da rede e encerramento de escolas do 1.º ciclo ocorreu há já alguns anos atrás, pelo que, nos últimos anos, as situações são excecionais. Assim, para o próximo ano letivo há 37 casos de situações de autorizações excecionais de funcionamento e haverá duas escolas que encerrarão por falta de alunos“, adianta fonte oficial do Ministério da Educação, em resposta ao ECO.

A tutela liderada por João Costa justifica a decisão de encerrar as duas escolas “com a diminuição da população escolar”, relembrando ainda que neste ano letivo houve duas escolas a fecharem portas e “em 2021/22 houve duas”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg