EMAS de Beja: Laboratório da empresa é “Garantia de Qualidade”.
No presente mês de julho o Laboratório da EMAS de Beja foi sujeito a nova avaliação de acompanhamento pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação.
A referida avaliação aconteceu no âmbito da renovação da sua acreditação, onde foi reconhecido o cumprimento dos requisitos regulamentares aplicáveis à sua área de atividade de acordo com o Anexo Técnico L0515-1, tendo sido decidido manter o seu âmbito de acreditação, no concerne a colheitas e análise de águas de consumo.
Desde o ano de 2010 que o Laboratório da EMAS está acreditado de acordo com o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025, e sendo a acreditação um processo dinâmico, anualmente o IPAC procede a avaliações de acompanhamento de forma a verificar a manutenção da competência das entidades.
Este processo de acreditação consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica das entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade, sendo o IPAC o organismo nacional de acreditação que reconhece tal conformidade.
Importa realçar, que o Laboratório através do controlo analítico sistemático da qualidade da água capacita a EMAS para garantir que a água distribuída aos seus consumidores é segura e de qualidade, dando resposta às exigências legais de controlo de qualidade (PCQA), para a realização do controlo operacional (PCO) e para a implementação e validação dos Planos de Segurança da Água, permitindo atuar sempre em concordância de modo a proteger a saúde pública dos seus consumidores.
Atualmente o Laboratório desenvolve o seu trabalho exclusivamente para fins internos, posicionando a EMAS como uma das poucas entidades gestoras em baixa do país com esta valência própria, o que lhe permite um controlo de qualidade e de capacidade de resposta em tempo real.