Ervidel: Festa do Vinho, da Cultura e dos sentidos, de novo, na Vin&Cultura 2017.


No fim de semana de 25 e 26 de novembro, há festa em Ervidel. Esta aldeia do Concelho de Aljustrel vai receber uma nova edição da Vin&cultura.

Promovido há 15 anos pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o apoio da Junta de Freguesia de Ervidel, dos produtores locais e do movimento associativo, este evento tem como objetivo promover os produtos locais, comercializar e dar a conhecer aquilo que de melhor esta localidade, que concentra grande parte da produção de vinho do concelho, tem para oferecer.

A chegada do S. Martinho representa o final de um ano de trabalho para os vinicultores. A vindima já foi realizada, as uvas esmagadas e colocadas nas talhas de barro onde fermentaram durante umas semanas, e todos aguardam com muita expetativa para provar o vinho novo. Depois de todo o processo concluído, convidam-se amigos e familiares para partilhar este “néctar dos deuses”, que exalta todos os sentidos.

E é isto que vai acontecer, em Ervidel. As adegas, que semeiam a aldeia vão abrir as suas portas ao público, e das talhas de barro, que nos projetam para tempos mais antigos, vai ouvir-se correr o vinho novo, branco ou tinto, para delícia do paladar, do olfato e do tato dos dedos a acariciar os copos que se levantam e se tocam uns aos outros para saudar e celebrar a vida.

Enquanto uns percorrem as adegas, calcorreando as ruas, cantando modas alentejanas, acompanhados por grupos de música popular, os pequenos produtores agrícolas e artesãos locais mostram os seus produtos, no largo da feira, onde vão atuar grupos corais e um rancho folclórico.

Como não pode haver cante sem petiscos, a adega coletiva vai receber os amantes das iguarias locais, e oferecer um animado programa musical que irá deliciar e agradar a todos os presentes.

Mas a Vin&cultura é também partilha de sabores e saberes. Assim, no espaço dedicado aos “Produtos da Terra”, diversos chefes de cozinha vão confecionar pratos a base de grão-de-bico, e dar a provar doces com castanhas, romã e vinho de talha, entre outros produtos locais. E, no Centro Cultural Freguesia de Unidade realizar-se-á o já habitual encontro de poetas populares, que vão declamar décimas e quadras, trazendo à memória de todos a identidade cultural do povo alentejano.

Além disso, Ervidel também merece uma visita pelo seu ambiente rural, pelo pitoresco da arquitetura das suas casas e típicas chaminés, e pelo seu património agrícola que poderá ser visitado no Núcleo Rural do Museu Municipal, ou ainda no lagar, onde será explicado todo o processo de produção do azeite, desde a moagem da azeitona ao produto final.

Mas mais importante será o caloroso acolhimento das gentes desta terra e o encontro entre amigos e familiares, que este evento proporciona, todos os anos, aos que aqui vêm passar um fim de semana inesquecível.

 Consultar programa aqui: http://www.mun-aljustrel.pt/agenda-municipal.aspx


Share This Post On
468x60.jpg