Escolas: Governo divulga os 578 estabelecimentos onde há amianto. 9 no distrito de Beja.
Já é conhecida a lista das 578 escolas que vão ter o amianto removido. Há 59 no Alentejo, 9 das quais no distrito de Beja.
De acordo com o despacho conjunto do ministro Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, publicado em Diário da República, das 578 escolas distribuídas pelas cinco NUTS II de Portugal continental, 218 ficam no Norte e 163 na Área Metropolitana de Lisboa.
Há ainda 107 escolas no Centro (NUTS II), 59 no Alentejo e 31 no Algarve.
Aljustrel: Escola Secundária (ES) de Aljustrel.
Almodôvar: EBS Dr.João Brito Camacho.
Beja: EB Santiago Maior e EB Mário Beirão.
Ferreira do Alentejo: EBS José Gomes Ferreira.
Mértola: EBS de São Sebastião.
Odemira: EB Eng. Amaro da Costa (São Teotónio).
Serpa: EB Abade Correia da Serra e EN nº1 de Vila Nova de São Bento.
As escolas incluídas neste programa são da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do secundário. Este programa para erradicar o amianto nas escolas foi anunciado no início do mês, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de covid-19. Vai custar cerca de 60 milhões de euros.
Teixeira Correia
(jornalista)