Espanha: Porco Alentejano de novo exportável para Espanha.
Deputado Pedro do Carmo congratula-se com desbloqueio e a possibilidade do Porco Alentejano ser de novo exportável para Espanha.
A fileira do porco de raça Alentejana assume uma importância relevante na economia regional e na afirmação do Mundo Rural.
Em janeiro de 2016, o atual Governo foi confrontado com uma decisão do Governo de Espanha, tomada em 2014, que inviabilizava a exportação de suínos da raça Alentejana e seus cruzamentos para o mercado espanhol.
O assunto foi falado na Feira do Porco Alentejano de 2016, em Ourique- Capital do Porco Alentejano e objeto de várias conversas entre vários responsáveis políticos para o desbloquear do problema.
Depois de meses de negociações do Governo português com o Governo espanhol, no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi publicado o Real Decreto 255/2016 de 10 de junho que coloca um ponto final às restrições de exportação de suínos alentejanos para Espanha.
À semelhança do que aconteceu com outras áreas da agricultura, o que outros não acautelaram, acautelou o governo do PS.
Está de parabéns o Senhor Ministro da Agricultura, Capoulas Santos pelo resultado alcançado. Afinal, mais de 80% da produção de Porco Alentejano tem como destino o mercado de Espanha.
Voltam a estar reunidas todas as condições para o pleno funcionamento de todas as fases da fileira do Porco Alentejano tão relevantes para a economia do Baixo Alentejo.