Évora: Dois operacionais do “gangue das pick-ups” em prisão preventiva.
“Gangue das pick-ups”, tem dois operacionais em prisão preventiva. Entre os furtos há duas retroescavadoras e um empilhador.
Dois operacionais, de 41 e 47 anos, do denominado “gangue das pick-ups” estão já em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Setúbal, depois de terem sido caçados na passada quarta-feira naquela cidade e presentes ao Tribunal Judicial de Évora.
Entre as seis viaturas apreendidas ao grupo, e que tinham sido furtadas, estão duas retroescavadoras e um empilhador e centenas de peças auto.
A detenção dos dois indivíduos, ocorreu na sequência de uma operação levada a cabo, em coordenação com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, por militares da GNR do Comando Territorial de Évora (CTE) e o apoio da Unidade de Intervenção.
Há alguns meses que o gangue era investigado pela GNR e estava relacionado com furtos e recetação de veículos, em particular pick-ups, e peças auto, ocorridos em diversas localidades do sul e centro do país.
As autoridades fizeram uma busca num armazém em Setúbal, onde as viaturas eram desmanteladas e onde guardavam o material dos furtos. Foram apreendidos quatro veículos ligeiros, três de mercadorias (pick-ups) e um de passageiros, duas retroescavadoras e um empilhador, além de várias centenas de peças auto de viaturas furtadas e desmanteladas e ainda diverso equipamento de desmantelamento.
Segundo apurou o LN, o gangue era tido como “altamente profissional”, já que após desmantelarem as viaturas furtada “todas as identificações eram apagadas e os restos enfardados”, para “eliminar” qualquer rasto.
Com as investigações em curso, as autoridades acreditam poder “desmantelar e colocar na prisão” todo o grupo, que este funcionava de uma forma “muito organizada e com uma estrutura hierárquica definida”, onde cada elemento tinha a sua função específica.
Teixeira Correia
(jornalista)