Évora: José Ernesto Oliveira, ex-presidente da Câmara, começa hoje a ser julgado.
José Ernesto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Évora entre janeiro de 2002 e abril de 2013, vai ser julgado no Tribunal de Évora, por dois crimes relativos à contratação pública.
O antigo autarca foi investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, e acusado em autoria material, um crime de violação de normas de execução orçamental e em coautoria, um crime de peculato de titular de cargo polÃtico.
No banco dos reus senta-se tambem uma ex-diretora do Departamento JurÃdico da edilidade de Évora, acusada em autoria material, um crime de peculato de titular de cargo polÃtico.
De acordo com o despacho de acusação da 2ª Secção do DIAP, os factos em causa são relativos a contratação pública e começaram a ser investigados em 2013.
Natural de Cuba (Beja), José Ernesto Oliveira, de 64 anos, conquistou a Câmara de Évora, antigo bastião comunista, nas autárquicas de 2001, com maioria absoluta, e nas eleições seguintes, em 2005 e 2009, foi reeleito, mas com maioria relativa, tendo liderado a autarquia entre 14 de Janeiro de 2002 a 30 de Abril de 2013.
Antes de presidir ao municÃpio e entrar para o PS, o autarca foi militante do PCP, deputado à Assembleia da República entre 1979 e 1982 e presidiu à Assembleia Municipal de Évora de 1981 até 1990, vindo a desvincular-se do Partido Comunista em 1992.
Em julho de 2015,  José Ernesto Oliveira, foi condecorado pelo Presidente da República, AnÃbal Cavaco Silva, com o grau de comendador da Ordem do Mérito.
Teixeira Correia
(jornalista)