A CDU anunciou que João Português é o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à presidência da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo nas próximas eleições autárquicas.
Em comunicado a CDU destaque que o candidato tem um percurso marcado pela competência, dedicação e compromisso com o desenvolvimento local e que João Português apresenta-se como “a alternativa capaz de devolver a Ferreira do Alentejo a relevância e a dinâmica que o concelho perdeu nos últimos anos”. A CDU afirma tratar-se de “um autarca com provas dadas”, destacando que exerceu ao longo de 12 anos, a presidência da Câmara Municipal de Cuba, e durante 8 anos a presidência da AMCAL-Associação de Municípios do Alentejo Central.
“A sua experiência, aliada a uma visão estratégica para Ferreira do Alentejo, será determinante para inverter o ciclo de estagnação em que o concelho se encontra”, justifica a Coligação. Este é um tipo de candidatura em outros partidos que é muito criticada pelos comunistas que habitualmente apelidam de “candidatos paraquedistas”.
Recorde-se que no dia 19 de dezembro do ano passado, ao Lidador Notícias quando questionado sobre o cenário de abordagem/convite para liderar a lista da CDU nas Autárquicas de 2025 em Beja, o ainda autarca cubense referiu: “Sei que o meu nome esteve em discussão o que acaba por ser normal, mas também houve outros nomes em cima da mesa. A decisão da concelhia de Beja recaiu sobre o Vítor num processo normal de decisão”, rematou.
João Português é o segundo candidato apregoado para a presidência da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, depois do anúncio de recandidatura do socialista Luís Pita Ameixa. A CDU está afastada do Poder em Ferreira do Alentejo há 32 anos, depois de Luís Ameixa ter ganho as Eleições Autárquicas de 1993.
Historial dos presidentes da Câmara de Ferreira do Alentejo
Luís Pita Ameixa é o quinto presidente do Município eleito no pós-25 de Abril. José Luís Cara Nova Ameixa (6 anos) entre 1976-1982, eleito pela APU, José João Lança Guerreiro (11) entre 1982-1993, eleito pela APU e CDU, Luís António Pita Ameixa (20/12+8) entre 1993-2005 e depois entre 2017-2025, Josué Ferreira dos Santos, liderou o município durante 8 meses, entre fevereiro e setembro de 2005 e Aníbal dos Reis Costa (12) entre 2005-2017. Ameixa e Costa foram eleitos pelo PS.
Teixeira Correia
(jornalista)