Ferreira do Alentejo: Detidas 17 pessoas e apreendidas 3 toneladas de azeitona.


Dezassete pessoas detidas e três toneladas de azeitona apreendidas, foi o resultado de uma operação levada a cabo na manhã de ontem, numa exploração perto de Ferreira do Alentejo.

A ação levada a cabo por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Aljustrel e do posto de Ferreira do Alentejo, constituição na maior detenção de indivíduos que se dedicam ao furto de azeitona e na segunda maior apreensão, registada nesta campanha.

Foram detidos em flagrante delito dez homens e sete mulheres, com idades entre os 20 e os 60 anos, todos de nacionalidade romena, que tinha na sua posse 84 sacos de azeitona.

Foram ainda apreendidas sete máquinas de apanha de azeitona do solo, sete carinhos de transporte de sacos e cerca de uma dezena de baldes.

Os suspeitos foram notificados para comparecer na manhã de hoje (quarta-feira) no Tribunal de Ferreira do Alentejo. Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), este grupo está ligado ao furto de 20 toneladas de azeitona, avaliado em 11 mil euros, ocorrido no dia 30 de dezembro, na Herdade do Vale D’Água, também Ferreira do Alentejo.

Desde o passado dia 1 de novembro, data em que a GNR colocou no terreno ao operação “Campo Seguro”, destinada a combater os furtos de azeitona, os militares do Comando Territorial de Beja, já apreenderam 33.380 quilos.

A Guarda recebeu a participação de 22 crimes de furto de azeitona, elaborou 6 autos de contraordenação, deteve 36 pessoas e identificou outras 14, além da apreensão de viaturas, telemóveis, máquinas de apanhar azeitona e vários utensílios próprios para a colheita do fruto.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg