Ferreira do Alentejo: Furtadas 20 toneladas de azeitona, avaliadas em 11 mil euros.


Furtadas 20 toneladas de azeitona, avaliadas em 11 mil euros, em exploração agrícola no concelho de Ferreira do Alentejo. Ladrões deslocaram três tratores prontos para entrega.

Um grupo, cuja constituição não foi apurada, furtou na madrugada de ontem, na Herdade do Vale D’Água, em Ferreira do Alentejo, 20 toneladas de azeitona, que estavam acondicionadas em dois dos três reboques atrelados aos tratores e pronta para ser carregada para um lagar.

A azeitona fora comprada por um empresário suíço, arrendatário do Monte do Curveiro, a cerca de 1,5 quilómetros do Vale D’Água, ambos localizados em cada um dos lados da EN2, a outro empresário espanhol e ia ser carregada num camião para um lagar.

Só quando o camionista que ia levar a azeitona para o lagar chegou ao monte é que se aperceberam do furto, que de imediato avisou o encarregado, que chamou as autoridades.

Fonte da GNR disse ao Lidador Notícias (LN) que “é um furto muito estranho”, acrescentando que quem o praticou “sabia muito bem ao que ia”, justificou.

Os tratores iam ser deslocados na manhã de ontem para o Curveiro, onde existe um tapete rolante para fazer o transbordo da azeitona para o camião, que os ladrões utilizaram.

Apesar de morarem pessoas no Vale D’Água, ninguém se apercebeu que os tratores foram postos a trabalhar e pelo meio do olival, que ficou muito destruído, os larápios transportaram a azeitona furtada. Como no Curvelo não reside qualquer pessoa, os autores do furto, passaram a azeitona para um camião utilizando o tapete rolante existente no monte, o que facilitou a tarefa.

Um terceiro reboque com mais 10 toneladas ficou atascado na muita lama do olival e apesar de terem utilizado um segundo trator para servir de reboque, os ladrões não o conseguiram desbloquear e abandonaram o mesmo no local.

O golpe foi preparado ao pormenor. Do Vale de Água ao Curveiro existe uma estrada em alcatrão e macadame, mas tinha que ser feito um percurso de cerca de 200 metros na EN2 e os tratores serem detetados. No meio dos olivais das duas herdades, são percetíveis os fundos rasgos na terra provocados pelas pesadas máquinas agrícolas.

Este é um dos mais furtos da última década no distrito de Beja e ao preço de mercado, as 20 toneladas de azeitona valem 11 mil euros. Segundo apurou o LN, o proprietário não tinha seguro.

No local estiveram militares do NIC de Aljustrel da GNR, que ouviram diversas pessoas e passaram a investigar o furto.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg