Terça-feira, Abril 28, 2026

InícioNossa TerraFestival da Canção: Bandidos do Cante sucedem a Tonicha nas vitórias alentejanas.

Festival da Canção: Bandidos do Cante sucedem a Tonicha nas vitórias alentejanas.

“Na Eurovisão vamos representar todo o Portugal e não só o Alentejo”, assegurou ao Lidador Notícias (LN) Francisco Raposo, para quem a presença no Eurofestival será “estar nos palcos do Mundo”.

Cinquenta e cinco anos depois, com o tema “Rosa”, o grupo Bandidos do Cante sucedem a Tonicha como vencedores do Festival da Canção, com origens no Alentejo. Em 1971, a também cantora bejense triunfou no certame da canção portuguesa interpretando “Menina do alto da serra”.

Depois de uma noite de grandes festejos, os cinco jovens chegaram a Beja às 07h00 de domingo e cinco horas depois já passeavam no Silarca-Festival do Cogumelo, em Cabeça Gorda, aldeia do concelho alentejano, onde Francisco Raposo casou e enquanto futebolista representou o clube local, o “Ferróbico”.

Pelas ruas da aldeia e na tenda onde decorria certame, os abraços de familiares e amigos foram muitos e todos rejubilavam com a vitória alentejana no Festival da Canção.

Aos 26 anos, Francisco Raposo, deixou transparecer ao LN toda a felicidade de um triunfo em que acreditavam, sabendo que o cunho pessoal dado ao tema “Rosa” apoiado no cante alentejano iria funcionar.

Há alguns meses, sem imaginar o triunfo, os Bandidos do Cante assumiram o papel de Embaixadores do Festival da Silarca e do Cogumelo e ao final da noite de ontem (domingo) encerraram o certame rodeados de amigos, na primeira atuação no pós-Festival da Canção.

“É fantástico. É a cereja no topo do bolo, fazer parte deste festival e celebrar aqui, na nossa terra e na terra onde tenho toda a família da minha mulher, é inacreditável”, justificou o jovem, também tratado por Kiko, que recebeu uma camisola do “Ferróbico” com o seu nome.

Olhando para trás, Francisco justificou que valeu a pena. “Quatro anos depois sentimos que o trabalho deu frutos. Pegar no cante alentejano, com um toque á nossa maneira, permitiu que fosse uma rosa muito cheirosa”, concluiu.

Afastando polémicas políticas e regionalistas, o jovem garantiu que “na Eurovisão vamos representar todo o Portugal e não só o Alentejo. Começámos num pequeno palco na Ovibeja e agora temos os palcos Mundo para cantar”, rematou.

Dos cinco integrantes do grupo, só Francisco Pestana, não é bejense, tendo nascido no concelho de Portel, terra que nos anos 70 ficou celebre com o Grupo de Cantares Regionais e o célebre tema “Eu ouvi o passarinho”.

Recordando o início com o projeto “Casa” dos DAMA e Buba Espinho e o padrinho de batismo foi Kasha que os apelidou de Bandidos do Cante. Depois surgiu a Ovibeja e mais tarde o primeiro tema “Amigos coloridos” que catapultou o grupo para as rádios, televisões e espetáculos pelos quatro cantos de Portugal.

“As nossas raízes são o Alentejo e a sua música fará sempre parte das nossas músicas, com um cunho que abarque públicos mais jovens e menos jovens”, justificou feliz o alentejano de 25 anos.

Para Francisco Pestana, o triunfo no Festival “marca um tempo de grandes nomes da música portuguesa oriundos do Alentejo. Traz-nos mais responsabilidades para a Eurovisão, mas ao mesmo tempo, cientes de que afirmaremos Portugal na música”, rematou.

Por questões regulamentares o tema “Rosa” não foi interpretado, mas foi exibido com muito orgulho o prémio conquistado, o micro de cristal e a multidão rejubilou.

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes