A Força Aérea recebeu, na Base Aérea N.º 11, em Beja, o Ministro da Defesa de Angola, General-de-Exército João Ernesto dos Santos, numa visita dedicada à familiarização com o avião KC-390.
O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e o Ministro da Defesa de Angola, General-de Exército João Ernesto dos Santos deslocaram-se à Base Aérea 11, em Beja, acompanhados do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.
Nas instalações da Esquadra 506 – “Rinocerontes”, foram apresentadas as características e potencialidades da aeronave KC-390, incluindo o simulador de voo e as instalações da Esquadra. A aeronave KC-390 é em parte projetada e produzida em Portugal e da exigente formação de Pilotos, efetuada também com recurso a um simulador de última geração.
A Força Aérea Portuguesa afirma-se como pioneira europeia e NATO na operação desta moderna aeronave, tornando-se embaixadora daquela aeronave para os parceiros nacionais.
Recorde-se que a Força Aérea já recebeu três aeronaves KC-390 comprados por Portugal, tendo a quarta aeronave iniciados os testes de voo no passado sábado no Brasil.
O contrato entre a Embraer e o governo português inclui seis aeronaves KC-390 destinadas a operações da força aérea de Portugal, no valor de mais de 900 milhões de euros. O acordo prevê ainda 10 opções de compra adicionais, que serão disponibilizadas para aliados europeus e nações que integram a OTAN.
Teixeira Correia
(jornalista)


