Força Aérea: Terceiro avião KC-390 em fase avançada de montagem.


A Embraer avança na fabricação do terceiro avião KC-390 Millennium para equipar a Força Aérea Portuguesa. Ministro da Defesa visitou a fábrica da Embraer, no Brasil.

Dando continuidade à produção da aeronave de transporte tático KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa (FAP), o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, visitou a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no Brasil, com o objetivo de fortalecer a parceria estratégica luso-brasileira na área de segurança e defesa aeroespacial, bem como projetos de cooperação em defesa cibernética e segurança cibernética.

Como parte dos acordos de cooperação entre ambos os países na área de defesa, a Embraer anunciou em meados do ano passado um investimento de 90 milhões de euros na empresa portuguesa OGMA para a produção do novo A-29N Super Tucano, considerando que esta empresa era anteriormente designada como um centro de manutenção e modificação para os mercados europeu, Oriente Médio e africano. Estes foram selecionados pela Força Aérea Portuguesa para serem utilizados como plataforma de treino e ataque ligeiro, reforçando as suas capacidades operacionais.

Este investimento permitirá à OGMA triplicar o seu faturamento anual nos próximos anos, atingindo 600 milhões de euros. A Embraer também confirmou que a OGMA participará da adaptação do KC-390 às exigências específicas da OTAN, consolidando o papel estratégico da empresa dentro do programa europeu de modernização aeronáutica.

Vale destacar que até o momento a FAP opera dois KC-390 Millennium: o primeiro deles foi incorporado em outubro de 2023, entrando em serviço na Base Aérea nº 11 de Beja, enquanto em junho de 2024, a Embraer concluiu a entrega da segunda unidade, avançando no processo de incorporação dessas aeronaves.

Este programa remonta a 2019, quando a FAP encomendou um total de cinco aeronaves, juntamente com um acordo de serviços abrangente e a instalação de um simulador de voo no país.

Segundo imagens divulgadas da visita do Ministro Nuno Melo à fábrica da Embraer no Brasil, o terceiro KC-390 com destino a Portugal está em fase avançada de montagem. A estrutura apresenta um alto grau de integração de peças na fuselagem, embora a instalação dos motores e outros sistemas importantes ainda esteja pendente antes da entrega final.

Fonte: zona-militar.com


Share This Post On
468x60.jpg