Freguesias: Aprovadas 8 das 10 propostas de desagregação do distrito de Beja.


Da dezena de propostas de desagregação de freguesias apresentadas pelas Assembleias Municipais dos 14 concelhos do distrito de Beja, foram propostas oito (8), rejeitas duas (2) e uma (1) qualificada como não sendo processo.

A Comissão Técnica de Avaliação do Grupo de Trabalho das Freguesias da Assembleia da República já entregou o relatório sobre o processo de desagregação de freguesias, sendo que do distrito de Beja deram entrada onze (11), mas, uma (1) delas não foi qualificada como processo (Santa Vitória e Mombeja-Concelho de Beja).

De acordo com o documento a que o Lidador Notícias teve acesso, foram aceites as propostas das Assembleias Municipais de Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Moura, Ourique e Serpa e rejeitadas as de Castro Verde e Odemira. Com a aprovação das oito propostas vão ser criadas 8 novas freguesias.

A revelação do relatório vai acontecer na próxima terça-feira e o calendário final de aprovação é o seguinte: Submissão de iniciativas legislativas até 08 de janeiro de 2025 e Sessão Plenária entre 15 e 18 de janeiro de 2025.

Aprovadas

Aljustrel – Proposta de desagregação da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos

Almodôvar – Proposta de desagregação da União de freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões 

Almodôvar – Proposta de desagregação da União de Freguesias de Santa-Clara-a-Nova e Gomes Aires

Ferreira do Alentejo – Proposta de desagregação União de Freguesias de Alfundão e Peroguarda

Ferreira do Alentejo – Proposta de desagregação União de Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros

Moura – Proposta de desagregação União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração 

Ourique – Proposta de desagregação União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia

Serpa – Proposta de desagregação das Freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo

Rejeitadas- Não reúnem condições

Castro Verde – Proposta de desagregação da União de freguesias de Castro Verde e Casével

Odemira – Proposta de desagregação da Freguesia de Bicos, Colos e Vale de Santiago

Não se qualifica como processo

Beja- Proposta de desagregação União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja

Em 2013, com a reforma imposta pelo então governo PSD/CDS-PP, com a “Lei Relvas”, o distrito de Beja perdeu 25 por cento das suas freguesias, passando de 100 para 75. Com a aprovação das oito propostas vão ser criadas 8 novas freguesias, nas próximas eleições autárquicas, o distrito de Beja vai passar a ter 83 freguesias.

As Uniões que ficam da “Lei Relvas”

Das 20 Uniões de Freguesias no Distrito de Beja criadas com a “Lei Relvas, vão continuar a vigor: Beja (6): Albernoa e Trindade, Beja-Salvador e Santa Maria da Feira e Beja-Santiago Maior e São João Baptista, Salvada e Quintos, Santa Vitória e Mombeja e Trigaches e São Brissos, Castro Verde (1): Castro Verde e Casével, Mértola (1): São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Sólis e São Sebastião dos Carros, Moura (1): Moura-Santo Agostinho e São João Baptista, Odemira (2): Odemira-São Salvador e Santa Maria e Bicos, Colos e Vale de Santiago, Ourique (1): Panoias e Conceição e Serpa (1): Serpa-Salvador e Santa Maria.

Luís Amado, o autarca que em 2012 afrontou o Governo e “mudou a lei”.

Recentemente falecido, durante quase duas décadas foi autarca. Quatro como secretário executivo e 12 como presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, concelho de Vidigueira, tendo num dos mandatos acumulado com a função de adjunto do presidente da Câmara. Quando faleceu era presidente da Assembleia de Freguesia de Vila de Frades

Em 2012, foi figura de destaque quando o Governo do PSD, lançou a lei da reorganização administrativa das autarquias locais que procedia à fusão de freguesias.

Luís Amado afrontou o então secretário de Estado, Paulo Júlio e disse-lhe: “se a lei dos 3 quilómetros para a fusão for aprovada, mudo a sede da junta para as Ruínas de São Cucufate, que é a 4 quilómetros, contorno-a e evito a fusão”. Esta posição foi fraturante e o Governo retrocedeu e retirou da lei o parágrafo dos “quilómetros da fusão”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg