Futebol: Associação de Beja cancela campeonatos nos escalões de formação.


Seguindo a deliberação da Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Beja (AFBeja) deliberou cancelar com efeitos imediatos, todos os campeonatos distritais nos escalões de formação ainda não concluídos. A AFBeja defende alargamento do Campeonato de Portugal.

Num comunicado emitido ontem, a Direção da AFBeja “deliberou CANCELAR, com efeitos imediatos, todos os campeonatos distritais nos escalões de formação ainda não concluídos, relativos à época desportiva 2019/2020, sem haver lugar a subidas e descidas, sem designação de campeões”.

Para a tomada da decisão, a direção AFBeja considerou que em primeiro lugar “está a saúde dos nossos jovens e das respetivas famílias”, tendo em conta que a pandemia provocada pelo vírus COVID-19 “não deverá dar tréguas nos próximos três meses” antes que o final da época desportiva “seja uma realidade”, justificaram.

No comunicado a estrutura associativa, sustenta que “o principal objetivo dos campeonatos de formação será sempre a promoção da prática desportiva e a formação cívica dos nossos jovens”, e que o maior desafio que a comunidade tem pela frente “é a preservação da saúde de todos”, rematam.

A deliberação da AFBeja mantém como válidas as competições terminadas antes da suspensão dos campeonatos antes determinada, “com os respetivos títulos atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas”, para compatibilização com os demais provas distritais e nacionais, entendendo a Associação “ser esta a solução adequada”, justificam.

Associações defendem alargamento do Campeonato de Portugal.

Entretanto na manhã de ontem  os presidentes da FPF e das Associações Distritais e Regionais, reuniram por videoconferência, tendo sido discutidos um conjunto de cenários sendo que não foi analisada qualquer proposta concreta, antes trabalhados princípios e conceitos que terão continuidade na próxima semana.

Segundo apurou o Lidador Notícias, no caso de as competições virem a ser canceladas, as associações defendem o alargamento do Campeonato de Portugal, com a subida do campeão distrital ou representante de cada associação.

Nesse caso, não existiriam descidas ais distritais e os quatro líderes das séries A a D seriam declarados Campeões de Portugal.

Durante a próxima semana e depois de reuniões com a Liga, a FPF tomará uma decisão sobre as competições de seniores, altura em que a AFBeja anunciará também a sua posição sobre os campeonatos e taça de seniores.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg