Futebol: Moura e Castrense seguem na Taça de Portugal. Praia de Milfontes e Vasco da Gama eliminados.
Dos quatro clubes do distrito de Beja que jogaram a primeira eliminatória da Taça de Portugal, em termos percentuais, o resultado foi de 50-50. Dois ficaram apurados (Moura e Castrense) e dois eliminados (Praia de Milfontes e Vasco da Gama de Vidigueira).
Antes da eliminatória se começar a jogar, uma coisa era garantida: dos quatro clubes, pelo menos um passaria à segunda eliminatória. O confronto entre primeiro e segundo do Campeonato Distrital da A.F.Beja da temporada passada, deixava a certeza que Castrense ou Vasco da Gama de Vidigueira, um deles seguia em frente.
O Moura deslocou-se ao campo do Almancilense, seu adversário no Campeonato Nacional de Seniores, e venceu por 1-0. O Praia de Milfontes recebeu o Sporting de Viana do Alentejo, um adversário do “seu campeonato”, Distrital de Évora, e perdeu por 3-2. No derby regional entre Castrense e Vasco da Gama de Vidigueira, a vitória pertenceu à equipa do “Campo Branco” por 2-0.
Resultados das outras equipas do Alentejo.
Distrito de Évora: Pinhalnovense-2-Atlético de Reguengos de Monsaraz-1, Juventude de Évora-0-Louletano-5, Redondense-o-Sacavenense-2, Praia de Milfontes-2-Sporting de Viana do Alentejo-3
Distrito de Portalegre: Vitória de Sernache-1-Crato-2 (a.p.), Alcanenense-2-Eléctrico de Ponte de Sôr-1, Sertanense-4-Gavionenses-0
Nesta primeira ronda entraram em ação 118 equipas, divididas em cinco séries de 14 equipas cada e três séries de 16 cada, deixando de haver clubes isentos.
Os clubes dos escalões profissionais só entram nas próximas eliminatórias (os da Liga 2 na segunda e os da Liga na terceira).
Teixeira Correia
(jornalista)