GNR: Detidos quatro indivíduos por furto de 400 quilos de bolotas.
Em comunicado o Comando Territorial de Beja (CTBeja) da GNR anunciou a detenção de dez pessoas, sendo quatro por furto de produtos agrícolas (bolotas).
No distrito de Beja e relativamente às ações levadas a cabo entre 23 e 29 de dezembro, a GNR deteve quatro indivíduos e apreendeu 400 quilos de bolotas.
No total a GNR deteve no distrito de Beja dez pessoas em flagrante delito, além dos quatro pelo furto de produtos agrícolas, foram ainda detidos três por condução sob efeito do álcool e um por conduzir sem carta e um por tráfico de estupefacientes.
No conjunto de operações, no distrito, levadas a cabo pelo CTBeja além da bolota, foram ainda apreendidas 43 doses de liamba, uma arma de caça, um veículo, uma balança de precisão, dois telemóveis e 89 euros em numerário.
Das ações de fiscalização de trânsito e da fiscalização em geral, evidenciam-se os seguintes registos de 424 infrações detetadas, destacando-se: 171 por excesso de velocidade, 13 por falta de inspeção periódica obrigatória, 10 relacionadas com iluminação/sinalização, 7 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 6 relacionadas com tacógrafos, 5 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatória, 4 relacionadas com os pneumáticos, 2 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 1 por excesso ou incorreto acondicionamento/disposição da carga.
Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou trinta e quatro acidentes, com o registo de dois feridos graves e dez feridos leves.
No que respeita à fiscalização geral, foram elaborados doze autos de contraordenação, oito no âmbito da legislação policial e quatro no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
A GNR levou ainda a cabo uma ação de sensibilização, sobre a temática de “Idosos em segurança”, tendo sido sensibilizados 19 idosos.
Teixeira Correia
(jornalista)