(Atualizada) Grândola: Três mortos em despiste. Militar da GNR chamado a acidente encontrou filho morto.


Três jovens morreram na sequência do despiste de um automóvel no IC1, em Grândola. O condutor, um dos mortos, foi encontrado pelo pai, militar da GNR, que acorreu no socorro às vítimas.

BALEIZÃO- Acidente_800x800Rafael Vasconcelos e Bernardo Rodrigues, dois jovens de 20 anos, perderam a vida na noite de terça-feira na sequência de um violento despiste do veículo ligeiro de passageiros (foto de arquivo do Lidador Notícias), onde seguiam na companhia de Igor, um amigo que luta pela vida no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Jorge Vasconcelos, militar da GNR no posto de Grândola, estava de piquete e chamado ao acidente, tendo sido ele a descobrir que uma das vítimas mortais era o filho.

O acidente aconteceu às 21,40 horas, ao quilómetro 587 do IC 1, junto ao Bairro da Amoreira, à saída de Grândola, e ao que tudo indica o excesso de velocidade deverá ter sido a causa.

O Honda Civic, transformado, era conduzido por Rafael Vasconcelos, militar do Exercito no Regimento de Artilharia (RA) 5, em Vendas Novas, que fez a recruta no RI1, em Beja, seguia no sentido norte/ sul, depois de sair da rotunda que liga à A2, no início de uma longa recta, a viatura saiu da via e foi embater num eucalipto, tendo ficado praticamente desfeito.

Dada a violência do embate, Rafael e Bernardo foram projetados do automóvel, tendo Igor ficado encarcerado. Os dois primeiros tiveram morte imediato, enquanto que o outro ocupante da viatura ficou em estado muito grave, mas viria a morrer horas depois.

Depois de estabilizado no local, Igor Paulino foi transportado para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, tendo sido depois transferido de helicóptero para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. O jovem morreu durante uma operação ao cérebro a que estava a ser submetido.

De acordo com uma testemunha que esteve no local do acidente “o bocado maior do carro era uma das rodas”, acrescentando que a viatura “deveria roda a cento e muitos à hora”, rematou.

No socorro às vítimas estiveram 18 operacionais dos Bombeiros Mistos de Grândola, INEM e GNR, apoiados por 7 viaturas. O NICAV da GNR investiga as causa do acidente.

Outro caso em Beja

Em fevereiro de 1992, um militar do Destacamento de Beja da Brigada de Trânsito ocorreu a um acidente que tinha acontecido no IP2, no troço entre Beja e São Matias, no mesmo concelho, tendo deparado com a filha morta no interior da viatura que se despistara.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg