O Instituto Politécnico de Beja, vai realizar no próximo dia 30 de novembro as cerimónias comemorativas do Dia do IPBeja e Tomada de Posse da Presidente eleita para o próximo quadriénio.
O programa tem duas fases distintas sendo que a primeira é a celebração do Dia do IPBeja, com o seguinte programa:
14h30: Abertura da Sessão Solene com intervenções do Provedor do Estudante Intervenção, Presidente da Associação Académica Intervenção, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Presidente do Conselho Geral do IPBeja e do Presidente do Instituto Politécnico de Beja.
Segue-se depois a Oração de Sapiência proferida pela Professora Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo, sob o tema: “Inclusão, Equidade e Excelência no Ensino Superior”. Entrega de diplomas, bolsas e prémios aos alunos, de medalhas comemorativas aos docentes e não docentes que completam 25 anos de serviço e da medalha comemorativa aos aposentados em 2021.
16h30: Tomada de posse da nova Presidente. A cerimónia vai estar integrada na comemoração do Dia do IPBeja 2021, fazendo o seu encerramento. Contemplará as intervenções da Presidente do Conselho Geral do IPBeja, do Presidente cessante, e terminará com o discurso da Presidente do IPBeja, Prof. Doutora Fátima Carvalho.
Presidentes eleitos no IPBeja
Fátima Carvalho é o quarto presidente do IPBeja a ser eleito, depois de José Luís Ramalho (1999 a 2009), Vito Carioca (2009 a 2017) e João Paulo Trindade (2017 a 2021).
Instituto Politécnico de Beja
Foi criado pelo Dec.-Lei nº 513-T/79 de 26 de Dezembro. O mesmo diploma regulamentou, igualmente, o regime de instalação dos estabelecimentos de Ensino Superior Politécnico, a definição do seu prazo de vigência que começa a vigorar com a tomada de posse das respectivas Comissões Instaladoras e as competências das mesmas.
Através do Desp. 171/MEC/87 de 17 de Julho foi nomeado o 1º Presidente da Comissão Instaladora do IPB, Professor Doutor Jacinto José Montalvão Santos e Silva Marques, cuja tomada de posse em 7 de Agosto de 1987 coincidiu com a entrada em funcionamento do Instituto.
FOTO: Associação de Estudantes Africanos de Beja