Justiça: Treinador de futebol de formação acusado de 12 mil crimes sexuais.


Criou perfil falso no Instagram para levar menores a darem-lhe fotos e vídeos de cariz sexual. Treinava escalões de formação desde 1999 e está preso.

O Ministério Público (MP) de Beja acusou um homem de 51 anos, de 12.248 crimes de pornografia de menores, 7 dos quais agravados e 6 crimes de abuso sexual de crianças, um processo que começou a ser investigado em abril de 2019 em Lisboa e levou à detenção do suspeito dois anos depois em Beja.

O MP acredita que desde os 18 anos que João Paulo Silva dedicava-se a colecionar e a divulgar fotografias e vídeos de jovens dos dois sexos, na sua maioria com menores de 14 anos, sendo visto como uma pessoa detentora de uma personalidade distorcida e com um distúrbio sexual incontrolável.

Ao longo de 2020 o indivíduo criou uma página na rede social “Instagram” onde se fez passar por um menor, onde manteve conversas e aliciou jovens, todos menores de idade, a alinhar nos seus propósitos libidinosos.

O indivíduo era responsável por um posto de combustível na cidade baixo-alentejana e treinador de futebol na área da formação, tendo sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) através da Diretoria de Faro no dia 11 de maio do ano passado e colocado em prisão preventiva. Dando cumprimento de mandados de busca à sua residência, a PJ aprendeu dezenas de discos rígidos, CD’s, USB’s e telemóveis contendo milhares de fotografias e vídeos de menores em posses sexuais.

Na altura da detenção João Paulo Silva frequentava o Curso de Treinadores de Nível 2 ministrado pela Associação de Futebol de Beja e na sessão de 13 de maio de 2021 foi estranhada a sua falta e foi quando surgiram as primeiras conversas sobre a detenção do indivíduo.

A viver em Beja desde o início de 2020, pelos clubes por onde passou, o último tinha sido o Sporting Ferreirense, em Ferreira do Alentejo, o indivíduo nunca levantou suspeitas de qualquer conduta ilícita com menores.

Currículo de treinador

Na sua página de facebook o indivíduo relatava o seu currículo, tendo passado por clubes, como o G.D.Estoril-Praia (1999 a 2006), S.C.Lourel (2006 a 2012), G.F.Os Montelavarenses (2012 a 2013), S.U.1º de Dezembro (2013 a 2017), A.C.Alcacerense (2018 a 2019) e S.C.Ferreirense de Ferreira do Alentejo (2019 a 2020), sempre trabalhando com jovens entre os 8/9 anos e 14/15 anos.

Operação “Primavera”

No mesmo dia em Beja, a PJ deteve um individuo de 25 anos, que atuaria em conluio com o indivíduo mais velho, que teria ascendente sobre ele. Os investigadores acreditam que seria o arguido mais jovem que criava perfis nas redes sociais, que vai ser julgado num processo anexo.

Os dois arguidos foram detidos pela PJ e presentes a tribunal no dia seguinte, quando lhes foi decretada a prisão preventiva aguardando julgamento no Estabelecimento Prisional de Beja.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg