Os Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM) receberam um Veículo de Comando Tático (VCOT), oferta da Câmara Municipal, aquisição fruto do protocolo de cooperação entre as duas instituições.
Em dois anos o Corpo de Bombeiros recebeu da autarquia três viaturas num valor superior a 126 mil euros.
A viatura foi alvo de uma transformação de adaptação à função, por parte de uma empresa sediada em Avanca, distrito de Aveiro, e teve um custo para o Município de 38.025,16 euros. Para o Comando do Corpo de Bombeiros o novo veículo “vem preencher uma lacuna, uma vez que o presente VCOT já não reúne condições e não possui equipamentos necessários, em cenários de emergência, disse ao Lidador Notícias (LN), Jorge Santos comandante dos BVM.
Mercê do protocolo entre a Câmara Municipal de Mértola (CMM) e a Associação Humanitária da “Vila Museu”, a corporação vai receber na primeira quinzena de setembro uma nova Ambulância de Transporte de Doentes não Urgentes (VDTD), cujo valor ronda os 24 mil euros e será comparticipada pelo Município e a Associação em partes iguais.
Outros veículos oferecidos pelo Município
Em agosto de 2019, três meses depois de um acidente que destruiu um autotanque, a CMM ofereceu um novo veículo com capacidade de 16 mil litros de água e que custou à autarquia 65 mil euros. A viatura colmatou dois graves problemas, o reabastecimento das viaturas dos bombeiros e o abastecimento às populações.
Em outubro do ano passado a fora dos bombeiros foi reforçada com uma viatura de transporte de doentes não urgentes, com capacidade de 7 lugares, e que teve um custo de 23.195 euros, suportados na totalidade pelo Município de Mértola.
Teixeira Correia
(jornalista)